Distribuição

Ipiranga começará a vender B-2 em setembro

A Ipiranga comprou 7 milhões de litros de biodiesel e está em fase de adaptação logística para começar a vender o produto. "A produção na refinaria ainda é outro passo", avalia o diretor de operações da Ipiranga, José Luis Orlandi.


02/08/2006 03:00
Visualizações: 96

A Ipiranga Distribuidora pretende disponibilizar biodiesel em seus postos a partir de setembro. O diretor de operações da companhia, José Luis Orlandi, informa que a empresa comprou 7 milhões de litros de biodiesel da Petrobras, volume considerado suficiente para a mistura de 2% de biodiesel ao diesel vendido pela empresa até o primeiro semestre do próximo ano.

Segundo Orlandi, a companhia poderia adquirir diretamente dos produtores, mas inicialmente é mais viável comprar da Petrobras, que adquiriu 93% do biodiesel produzido no país por meio dos leilões da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP).

O objetivo da companhia é se antecipar à obrigatoriedade da mistura prevista para 2008. "Estamos estudando o produto, a logística e as adequações necessárias para que quando venha a obrigatoriedade já estejamos preparados", afirmou o executivo durante a Conferência Hart World Refining and Fuels Américas, realizada no Rio de Janeiro entre os dias 1 e 3 de agosto.

Orlandi afirma que será necessário a adequação das bases de distribuição para o armazenamento e transporte do combustível.

Referindo-se à produção de biodiesel na refinaria da Ipiranga, o executivo é mais cauteloso: "esse ainda é outro passo". No entanto assegura que a companhia tem feito todo o esforço para encontrar saídas para manter o funcionamento da refinaria,  paralisada há cerca de dois meses em função do efeito negativo da relação entre os preços internos dos derivados e a alta do petróleo no mercado internacional.

"Estamos estudando todas a possibilidades e buscando achar um caminho", disse, sem precisar se há estudos concretos sobre a produção do biocombustível ou de derivados petrolíferos mais complexos.

Sobre as informações recorrentes no mercado de que a Ipiranga Distribuidora estaria a venda, Orlandi classificou a informação como um boato.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19