Premiação

Institutos SENAI recebem Prêmio de Inovação Tecnológica da ANP por robô para limpar dutos de petróleo

Redação/Assessoria
02/12/2019 11:55
Visualizações: 477

Os Institutos SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados, de Florianópolis (SC), e de Polímeros, de São Leopoldo (RS), foram premiados como finalistas do Prêmio de Inovação Tecnológica 2019 da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), pelo desenvolvimento de um robô para a limpeza de dutos do pré-sal. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com as universidades de São Paulo (USP) e Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além da Petrobras.

O projeto, intitulado Annelida, ajudará a estatal petrolífera a reduzir perdas estimadas em bilhões de reais na substituição de dutos danificados e em lucros cessantes decorrentes da operação. O petróleo extraído do pré-sal sai do solo a uma temperatura de 60 a 70 graus C, mas vai se resfriando ao passar pelo oceano, um percurso de até 7 quilômetros, podendo chegar à temperatura de quatro graus. Esse resfriamento faz com que o óleo vá se solidificando e liberando hidratos e parafinas, que aderem à parede do duto, podendo entupi-lo. A iniciativa está em fase de desenvolvimento e deve ser testado em 2020.

A complexidade do projeto exigiu das instituições parceiras o desenvolvimento de 14 novas tecnologias. Entre elas estão sistemas de aquecimento, de alimentação, sensoriamento, controle e comunicação, transmissão de carga, vasos de pressão, até um processo específico de análise de risco.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20