Patentes

INPI anuncia medidas para agilizar a obtenção de marcas e patentes

Redação/Assessoria
16/07/2019 13:13
Visualizações: 185

O governo brasileiro realizou duas ações para tornar mais ágil a obtenção de marcas e patentes: a adesão ao Protocolo de Madri e o lançamento do Plano de Combate ao Backlog de Patentes. Segundo o coordenador da Comissão Temática de Tecnologia da Abiquim, Rafael Pellicciotta, essas medidas reconhecem e valorizam todos os profissionais e empresas que investem e acreditam na inovação tecnológica, de produtos, processos e marcas como alavancas de criação de valor.

A adesão do Brasil ao Protocolo de Madri tratado, que abrange 120 países, responsáveis por mais de 80% do comércio mundial, passa a ser válida a partir de outubro deste ano e permite que o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), órgão vinculado ao Ministério da Economia, possa encaminhar os pedidos de marcas ao exterior, trazendo como vantagens: reduções dos custos de depósito e de gestão; maior previsibilidade no tempo de resposta; simplificação de todo o procedimento; e monitoramento permanente para a gestão de marcas em todos os países em que a marca estiver registrada. "A adesão ao Protocolo de Madri protege as iniciativas das empresas, sobretudo no contexto de competição global", explica Pellicciotta.

O Plano de Combate ao Backlog de Patentes, lançado pelo INPI, visa reduzir os esforços necessários ao exame dos pedidos de patente. A principal novidade é nos exames dos pedidos de patente de invenção nacionais ou estrangeiros, que já foram avaliados em outro país, e representam 80% dos que estão na fila. A partir do início da execução do Plano, em julho, o INPI irá incorporar ao exame destes pedidos a busca realizada no exterior. Com a incorporação da busca, será emitida uma exigência para que o depositante se manifeste sobre os documentos citados e, caso necessário, faça ajustes no pedido. Após a resposta do solicitante, o pesquisador irá avaliar se a patente deve ou não ser concedida.

"O Plano é absolutamente necessário, a demora na avaliação de pedidos de patentes gera insegurança jurídica, que traz impactos negativos ao ecossistema de inovação. Recebemos com satisfação a proposta de tratamento do backlog de patentes e temos certeza que teremos impactos positivos em desenvolvimentos tecnológicos no setor químico", completa Pellicciotta.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19