Artigo Exclusivo

Inovações tecnológicas e sua importância para o cenário energético, por Valdo Marques

Inovações tecnológicas e sua importância para o cenário energético, por Valdo Marques
13/05/2021 18:44
Visualizações: 487 (0) (0) (0) (0)

Frente a um período ainda mais desafiador para a economia global, o setor elétrico passa por profundas transformações para lidar com a alta demanda e com as oportunidades que se apresentam e impactam na geração e no consumo de energia.

DivulgaçãoConsumidores mais conscientes exigem, cada vez mais, acesso à energia de qualidade, a partir de uma matriz energética limpa, confiável e sustentável. Dessa forma, a inovação tecnológica é a grande aposta para geração e melhor aproveitamento das fontes de energia renováveis.

A distribuição de energia também tem sido alvo de estudos disruptivos, como a transmissão wireless de energia. Uma startup neozelandesa já conseguiu a façanha, em pequenos trechos, é verdade, mas segue evoluindo nas pesquisas. O projeto é financiado pelo governo local, que aposta na expansão do serviço nos próximos anos.

No caso do Brasil, pelo fato de possuir um grande potencial energético, o país deve buscar uma matriz energética diversificada e sustentável. O único caminho para essa diversificação é o impulsionamento de investimentos em novas tecnologias, mitigando os impactos ambientais e promovendo a inclusão social.

A Stemac, maior especialista na fabricação e comercialização de grupos geradores, vem inovando constantemente na oferta de seus serviços e produtos, investindo em tecnologia de ponta para criar soluções adaptadas às necessidades de seus clientes e atuando com foco na responsabilidade socioambiental.

Os equipamentos fabricados pela empresa podem ser controlados manualmente ou de forma automática, bem como operar de forma singela ou em paralelo. São fornecidos para instalação abrigada ou podem ser fabricados em contêineres silenciados, em chapa galvanizada.

As soluções em sistemas de geração de energia, de baixa e média tensão, incluem controles microprocessados integrados, cuja tecnologia e confiabilidade permitem segurança operacional, seja para aplicações contínuas, em horário de pico ou como emergência, para falhas ou faltas da rede concessionária.

Divulgação

Os aplicativos de supervisão e sistemas de controle dos grupos geradores, por sua vez, facilitam o monitoramento das condições operacionais do equipamento, apresentando todas as grandezas elétricas, térmicas e mecânicas, além do histórico de eventos. As ferramentas podem ser utilizadas em dispositivos diversos, como notebooks e smartphones, permitindo controle em tempo real.

Entre as ações sustentáveis e de responsabilidade com o meio ambiente da Stemac, está a utilização de oxicatalisadores e motores com tecnologia desenvolvida para reduzir a emissão de poluentes. Com esse mesmo objetivo, a nossa fábrica, em Goiás, possui uma série de características construtivas que favorece o meio ambiente, como telhas com lentes prismáticas, que aumentam a iluminação solar, inibindo o calor e os raios solares prejudiciais à saúde, além de reduzir a necessidade de iluminação artificial.

Importante mencionar também o sistema natural de troca de ar, instalado nas paredes da fábrica, que aliado às lentes, além de reduzir o risco de contágio viral, aumenta o conforto térmico da unidade; e a estação de tratamento de efluentes e de água de reuso, bem como o reaproveitamento de 100% da água da chuva, das áreas não permeáveis, em suas operações.

O cenário atual impõe desafios e oportunidades ao mercado de energia, mas não há dúvida que o futuro do setor será renovável. Independentemente da tecnologia empregada, indivíduos, empresas, cidades e comunidades deverão combinar forças para que o cenário energético seja transformado e a matriz energética torne-se ainda mais eficaz.

Sobre o autor: Valdo Marques é vice-presidente executivo da Stemac, empresa que oferece soluções em Grupos Geradores comercial, empresarial e industrial

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Startups
Edital de R$ 16 milhões para startups será lançado no di...
19/09/24
Brandend Content
Núcleo Engenharia: Evolução e Inovação no Contexto da In...
19/09/24
Amazonas
Cigás aposta em novas soluções tecnológicas
18/09/24
ROG.e 2024
Tenenge estará presente na ROG.e 2024
18/09/24
ESG
Setor de petróleo, gás e biocombustíveis avança na agend...
18/09/24
Transição Energética
Posicionamento do IBP sobre a aprovação do PL Combustíve...
18/09/24
ROG.e 2024
Eventos paralelos da ROG.e têm foco em temas centrais do...
18/09/24
ROG.e 2024
Armacell apresenta soluções e equipamentos em isolamento...
18/09/24
ROG.e
Foco no cliente: a agenda de solução e simplificação do ...
17/09/24
ROG.e 2024
Merax confirma presença na ROG.e, com foco em máquinas e...
17/09/24
ROG.e 2024
Válvulas de controle aumentam produtividade e confiabili...
17/09/24
ROG.e 2024
Subsea7 reúne lideranças de principais entidades do seto...
17/09/24
PPSA
Produção de petróleo da União ultrapassa 86 mil barris p...
17/09/24
Descomissionamento
FGV Energia promove 1º Seminário de Descomissionamento O...
17/09/24
Recursos Humanos
Trabalho remoto, ESG e inteligência artificial impulsion...
17/09/24
ROG.e 2024
Foresea apresentará inovação para gabaritagem de drill p...
17/09/24
Pessoas
Flávio Loução é o novo diretor de inovação do Grupo Energisa
16/09/24
Energia Elétrica
Fórum de Eficiência Energética abre Smart Energy 2024
16/09/24
ROG.e 2024
Firjan SENAI SESI apresenta a importância dos mercados d...
16/09/24
Etanol
Hidratado despenca 4% na semana; anidro recua 2,75%
16/09/24
Itaboraí
Petrobras: 21 milhões de m³ de gás natural serão ofertad...
14/09/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.