Rio Oil & Gas 2022

Inovação garante a sustentabilidade na indústria de óleo e gás, dizem especialistas em evento do IBP

Indústria investe em tecnologias e em pesquisa e desenvolvimento para reduzir as emissões e ainda garantir segurança do abastecimento

Redação TN Petróleo/Assessoria IBP
03/06/2022 14:25
Inovação garante a sustentabilidade na indústria de óleo e gás, dizem especialistas em evento do IBP Imagem: Divulgação Visualizações: 2689

A transição energética vai ser financiada pela indústria de óleo e gás, de acordo com o vice-presidente de Inovação e Novos Negócios da Ocyan, Rodrigo Lemos. A opinião do executivo é que, para isso, o setor deve investir numa produção sustentável, com baixa emissão de gases de efeito estufa. 

"O investimento em pesquisa e desenvolvimento (P&D), em tecnologia e inovações é fundamental para que isso aconteça", disse Mendes, durante o evento 'Diálogos da Rio Oil & Gas - o futuro da indústria (Inovação e Tecnologia)', promovido pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) em parceria com a agência de notícias Epbr, nesta quinta-feira (2/6). 

Diretora-executiva Corporativa do IBP e moderadora do evento, Fernanda Delgado (foto) ressaltou que o petróleo brasileiro possui a característica de ser menos carbonizado e, por isso, tem seu lugar garantido no mercado mundial. 

"Um futuro descarbonizado, na verdade, não é um futuro sem hidrocarbonetos. Isso tem que ficar cada vez mais claro. Essa crise energética que o mundo vem passando, desde antes da guerra na Ucrânia, já demonstrou que quanto mais plural for a matriz energética de todos os países melhor", destacou Delgado. 

Já o vice-presidente global de Subsea Products & Project Engineering da Aker Solutions, Reinaldo Mendes, argumentou que as empresas de maior porte ocupam papel de destaque no desenvolvimento de uma indústria de óleo e gás mais sustentável. 

"Todas as empresas que estão no topo da cadeia são responsáveis por começar a disseminar os compromissos de sustentabilidade. Assim, os fornecedores têm que ir junto. Dessa forma, conseguiremos que toda cadeia se alinhe aos critérios ESG (meio ambiente, social e governança, na sigla em inglês)", disse o executivo da Aker. 

Ele acrescentou ainda que, diante das restrições de recurso, uma das soluções para a indústria petrolífera vencer esse entrave é por meio da formação de parcerias, inclusive entre companhias concorrentes. Em sua opinião, as parcerias podem completar lacunas e mitigar riscos. 

Outro desafio da indústria de óleo e gás no atual cenário, além das limitações de financiamento, é o fato de os projetos de P&D do setor demandarem investimentos e tempo de maturação maior do que o da média da indústria. De acordo com Mendes, da Aker, isso dificulta a atração de empreendedores e startups. 

Os participantes do 'Diálogos da Rio Oil & Gas' concordaram que é preciso atrair talentos para a área de óleo e gás para que seja possível fazer a transição de forma segura. Delgado salientou ainda que a participação de startups no setor é fundamental para transformar o modelo mental dos tomadores de decisão. "A gente precisa buscar respostas nas composições mais diversas e as startups combinam com isso", afirmou. 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Combustíveis
Etanol aprofunda queda na semana e amplia perdas no acum...
20/04/26
P&D
Centro de pesquisa na USP inaugura sede e impulsiona tec...
17/04/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 182 mil barris por ...
17/04/26
Reforma Tributária
MODEC patrocina debate sobre reforma tributária no setor...
17/04/26
E&P
Revisão de resolução sobre cessão de contratos de E&P é ...
17/04/26
Estudo
Consumo de gás natural cresce 3,8% em 2025 no Brasil
17/04/26
Apoio Marítimo
Mesmo com tensões globais, setor marítimo avança e refor...
17/04/26
Internacional
Petrobras assina participação em novo bloco exploratório...
17/04/26
PPSA
Petrochina arremata carga da União de Bacalhau em leilão...
17/04/26
Rio de Janeiro
Firjan calcula que, só em 2025, estado do Rio acumulou p...
16/04/26
Refino
Refinaria de Mataripe, da Acelen, reduz consumo total de...
16/04/26
Cana Summit
No Cana Summit 2026, ORPLANA e UNICA formalizam revisão ...
16/04/26
Royalties
Firjan anuncia mobilização para defender interesse do RJ...
16/04/26
Reconhecimento
3º Prêmio Foresea de Fornecedores premia melhores empres...
16/04/26
Cana Summit
Abertura do Cana Summit 2026: autoridades e especialista...
15/04/26
Gás Natural
TBG e SCGás inauguram nova estação em Santa Catarina e a...
15/04/26
Espírito Santo
Indústria de Petróleo e Gás no ES deve investir mais de ...
15/04/26
Investimentos
SEAP: Bacia Sergipe-Alagoas irá receber dois FPSOs
14/04/26
Petrobras
US$450 milhões serão investidos no maior projeto de moni...
14/04/26
Combustíveis
Etanol gera economia superior a R$ 2,5 bilhões em março ...
14/04/26
Espírito Santo
Próximo pico da produção de petróleo no ES será em 2027
14/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23