Rio Pipeline 2013

Inovação em dutos exige esforço global, alertam especialistas

A preocupação em desenvolver tecnologias inovadoras e, ao mesmo tempo, com aplicabilidade e viabilidade para o mercado norteou os debates do fórum sobre Inovação Tecnológica em Dutos, realizada ontem (25), na Rio Pipeline 2013.

Redação TN Petróleo/ Ascom Rio Pipeline
26/09/2013 16:27
Visualizações: 749


A preocupação em desenvolver tecnologias inovadoras e, ao mesmo tempo, com aplicabilidade e viabilidade para o mercado norteou os debates do fórum sobre Inovação Tecnológica em Dutos, realizada ontem (25), na Rio Pipeline 2013.


Depois de enfrentar grandes acidentes envolvendo derramamentos de óleo, a indústria norte-americana de petróleo e gás vem buscando de soluções inovadoras para atingir a meta imposta pelo governo chamada de “derrame zero”. “Sabemos que é difícil, mas é preciso começar de alguma forma para atingirmos este objetivo. Foram falhas que não podem ser repetidas”, disse Cliff Johnson, presidente do Pipeline Research Council International (PRCI).


Para ele, os principais desafios do setor de dutos estão no aumento dos investimentos em inspeção de dutos, corrosão e o desenvolvimento de novos materiais, com foco na integridade dos dutos. De acordo com o executivo, as prioridades da indústria devem se alinhar com os programas de P&D das empresas do setor.


“Somamos a isso, temos o desafio de lidar com o amadurecimento de nossa mão-de-obra, que está começando a se aposentar e precisa transferir conhecimento à nova geração num curto espaço de tempo”, completou Johnson enfatizando que a utilização cada vez mais corriqueira de “roadmaps”, ferramenta que permite planejar e comunicar a visão de futuro dos produtos, vem contribuindo para a buscar soluções inovadoras com mais segurança na indústria de dutos.


Olhar para as inovações que vêm sendo desenvolvidas e aplicadas com sucesso por outras indústrias pode ser um caminho promissor, enfatizou Fernando Landgraf, presidente do Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT), da Universidade de São Paulo (USP). Uma das soluções pode estar no uso de informação geográfica, como forma de reduzir o risco de acidentes e também de minimizar os impactos ambientais na construção de dutos em locais de floresta, como a Serra do Mar, em São Paulo.


Já para Thomas Beuker, diretor corporativo de Marketing de Dutos da Rosen (empresa suíça de inspeção e comissionamento),  a inovação tecnológica requer estímulos externos e precisa ter potencial de aplicabilidade. “Senão não é inovação, são apenas ideias e invenções”, completou.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Transição Energética
IBP debate protagonismo de São Paulo no mercado de energia
11/06/26
Etanol de milho
Atvos recebe Licença de Instalação para sua primeira uni...
10/06/26
Aviação
Acelen Renováveis e IATA firmam parceria para impulsiona...
10/06/26
Evento
Fenasucro & Agrocana 2026 aprimora rastreabilidade de em...
10/06/26
Meio Ambiente
Constellation apoia restauração de recifes de coral no N...
10/06/26
Parceria
MME promove nova rodada de debate sobre a Estratégia Nac...
09/06/26
Etanol
Preço do hidratado cai pela 2ª semana consecutiva
09/06/26
BOGE 2026
Smart Control ganha destaque na Bahia Oil & Gas Energy 2...
08/06/26
Investimentos
Mar aberto para o crescimento: investimentos impulsionam...
08/06/26
Transmissão
ENGIE lidera projeto de tecnologia inédito e investe R$ ...
08/06/26
Aviação
O Brasil pode se tornar uma potência em SAF
08/06/26
Etanol
Mercado de etanol encerra a primeira semana de junho pre...
08/06/26
BRANDED CONTENT
Complexo de Energias Boaventura impulsiona o futuro ener...
05/06/26
PPSA
CNOOC e Petrochina arrematam cargas de Atapu e de Bacalh...
05/06/26
Descomissionamento
Ecovix e Gerdau finalizam desmontagem da plataforma P-32...
04/06/26
Biometano
Gás Verde e Knauf fecham parceria para fornecimento de b...
04/06/26
BOGE 2026
Mayekawa do Brasil presente na Bahia Oil & Gas Energy
03/06/26
Meio Ambiente
TIM amplia geração própria de energia renovável e usa in...
03/06/26
Investimento
Projeto de coleta de óleos e gorduras residuais irá rece...
03/06/26
BOGE 2026
WIKA apresenta soluções para medição e controle de proce...
03/06/26
Etanol
Brasil pode mais que dobrar produção de etanol até 2040 ...
03/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25