Evento

Inovação e sustentabilidade para alavancar o asfalto reciclado

Evento do IBP apresenta novos processos e tecnologias em desenvolvimento no segmento

Redação TN Petróleo/Assessoria IBP
25/11/2021 15:46
Inovação e sustentabilidade para alavancar o asfalto reciclado Imagem: Divulgação Visualizações: 99

A necessidade de desenvolver materiais cada vez mais sustentáveis, com menos emissões no seu processo produtivo, e que conjugue com os objetivos dos países para atender as metas de descarbonização é um caminho sem volta. O 23º Encontro de Asfalto 2021, promovido pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), dia 24 de novembro, mostrou iniciativas e práticas desenvolvidas na indústria de asfalto por diferentes instituições espalhadas pelo mundo. 

Filippo Giustozzi, especialista em materiais para pavimentação de estradas e aeroportos, da Universidade de Melbourne (Austrália), disse que o uso de materiais recicláveis como o plástico na composição do asfalto é uma tendência crescente. "Aqui reciclamos aproximadamente 9% do plástico, o governo passou a investir mais em pesquisa e desenvolvimento de ações e tecnologias para novos usos para o plástico", ressaltou.  

Na Costa Rica, o setor produtivo terá de acelerar o desenvolvimento de materiais verdes. De acordo com Jose Pablo Aguiar Moya, chefe de Engenharia Civil na Universidad Fidélitas e professor da Universidad de Costa Rica, uma lei federal que autoriza empresas públicas a comprar matérias mais sustentáveis está transformando o setor. "Várias indústrias começaram a nos procurar para ver o que poderiam fazer com seus plásticos. Tivemos discussões com indústria automobilística, analisamos a composição dos materiais, pneus, etc. Além disso, a legislação estabelece uma meta gradual de até 50% de materiais reciclados na composição do asfalto", revelou Moya. 

Já Davide LoPresti, professor da Universidade de Palermo, destacou a necessidade da introdução do conceito de gerenciamento do ciclo de vida dos produtos para acelerar ainda mais os projetos no segmento asfáltico. "Trabalhamos no desenvolvimento de produtos sustentáveis, de infraestrutura de transporte. Nosso objetivo é criar uma plataforma para a transferência e troca de conhecimento com as melhores práticas em acesso a sustentabilidade e gerenciamento. Trabalhar esse aspecto é muito importante para cada indústria e país", finalizou LoPresti. 

Clique aqui para assistir ao evento gravado. 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.