Evento

Inovação e sustentabilidade para alavancar o asfalto reciclado

Evento do IBP apresenta novos processos e tecnologias em desenvolvimento no segmento

Redação TN Petróleo/Assessoria IBP
25/11/2021 12:46
Inovação e sustentabilidade para alavancar o asfalto reciclado Imagem: Divulgação Visualizações: 1544

A necessidade de desenvolver materiais cada vez mais sustentáveis, com menos emissões no seu processo produtivo, e que conjugue com os objetivos dos países para atender as metas de descarbonização é um caminho sem volta. O 23º Encontro de Asfalto 2021, promovido pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), dia 24 de novembro, mostrou iniciativas e práticas desenvolvidas na indústria de asfalto por diferentes instituições espalhadas pelo mundo. 

Filippo Giustozzi, especialista em materiais para pavimentação de estradas e aeroportos, da Universidade de Melbourne (Austrália), disse que o uso de materiais recicláveis como o plástico na composição do asfalto é uma tendência crescente. "Aqui reciclamos aproximadamente 9% do plástico, o governo passou a investir mais em pesquisa e desenvolvimento de ações e tecnologias para novos usos para o plástico", ressaltou.  

Na Costa Rica, o setor produtivo terá de acelerar o desenvolvimento de materiais verdes. De acordo com Jose Pablo Aguiar Moya, chefe de Engenharia Civil na Universidad Fidélitas e professor da Universidad de Costa Rica, uma lei federal que autoriza empresas públicas a comprar matérias mais sustentáveis está transformando o setor. "Várias indústrias começaram a nos procurar para ver o que poderiam fazer com seus plásticos. Tivemos discussões com indústria automobilística, analisamos a composição dos materiais, pneus, etc. Além disso, a legislação estabelece uma meta gradual de até 50% de materiais reciclados na composição do asfalto", revelou Moya. 

Já Davide LoPresti, professor da Universidade de Palermo, destacou a necessidade da introdução do conceito de gerenciamento do ciclo de vida dos produtos para acelerar ainda mais os projetos no segmento asfáltico. "Trabalhamos no desenvolvimento de produtos sustentáveis, de infraestrutura de transporte. Nosso objetivo é criar uma plataforma para a transferência e troca de conhecimento com as melhores práticas em acesso a sustentabilidade e gerenciamento. Trabalhar esse aspecto é muito importante para cada indústria e país", finalizou LoPresti. 

Clique aqui para assistir ao evento gravado. 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP divulga empresas aptas a particip...
26/06/26
Energia Elétrica
Demanda por energia elétrica cai quase 11% nos jogos do ...
26/06/26
FPSO
MODEC e Eld Energy assinam Memorando de Entendimento par...
26/06/26
Biometano
Com apoio da ABiogás e da SEMIL, USP inaugura usina de e...
26/06/26
Rio de Janeiro
PIB do estado do Rio cresce 4,2%, puxado pelo desempenho...
26/06/26
Gás Natural
Naturgy investe R$ 4,7 milhões em infraestrutura de gás ...
26/06/26
GNL
Gás natural: aprovada resolução sobre acesso aos termina...
26/06/26
Fertilizantes
Petrobras assina contratos para retomada das obras da UF...
26/06/26
Acordo
Acelen Renováveis e Trafigura assinam acordo estratégico...
26/06/26
Energy Summit
Energy Summit 2026: arena Diálogos da Transição debate p...
26/06/26
Biometano
CGOB: ANP inicia participação social sobre Informe Técnico
26/06/26
Petrobras
Lubnor, referência em asfaltos e produtos especiais come...
25/06/26
Combustíveis
Painel dinâmico da ANP mostra dados de comercialização d...
25/06/26
Combustíveis
Aumento da mistura de etanol na gasolina fortalece produ...
25/06/26
Energy Summit
Lemon Energia recebe Ouro em Sustentabilidade no Energy ...
25/06/26
Pré-Sal
Campo de Búzios supera próprio recorde e produz 1 milhão...
25/06/26
Energy Summit
ABDI destaca redução no tempo de contratação em compras ...
24/06/26
Energy Summit
Binatural conquista Energy Summit Awards e reforça prota...
24/06/26
Energy Summit
Tauil & Chequer | Mayer Brown reúne representantes da AN...
23/06/26
Internacional
Petrobras e Pemex firmam parceria para cooperação em E&P
23/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.