Eficiência Energética

Inmetro e Eletrobras lançam etiqueta de eficiência energética residencial

As primeiras etiquetas de eficiência energética para projetos de habitação brasileiros serão concedidas nesta segunda (29), durante a cerimônia de lançamento da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia para residências e edifícios multifamiliares, promovida pela Eletrobras e pelo Inmet

Redação
29/11/2010 14:14
Visualizações: 1194
As primeiras etiquetas de eficiência energética para projetos de habitação brasileiros serão concedidas nesta segunda (29), durante a cerimônia de lançamento da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia para residências e edifícios multifamiliares, promovida pela Eletrobras e pelo Inmetro, no Hotel Transamérica, em São Paulo. 
 

A exemplo da etiqueta para edifícios comerciais, de serviços e públicos e da etiqueta para os eletrodomésticos, a etiqueta para habitações também é concedida dentro do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), coordenado pelas duas instituições.
 


“A necessidade da redução do consumo de energia nas edificações é um aspecto presente tanto nos projetos de novos edifícios como também na discussão de políticas públicas”, afirma Solange Nogueira, gerente da Divisão de Eficiência Energética em Edificações da Eletrobras/Procel Edifica. No Brasil, a energia elétrica dos edifícios corresponde a cerca de 45% do consumo, sendo que as residências são responsáveis por mais de 22% desse total.


“Com o PBE estamos tratando de um assunto estratégico para o país ao mesmo tempo em que propomos uma mudança de cultura para o mercado imobiliário. Os brasileiros consideram diversos aspectos no momento de decidir pela compra de um imóvel, como localização, espaço, estética, infraestrutura, etc. E, a partir de agora, terão a informação sobre desempenho da edificação quanto à eficiência energética influenciando também na sua decisão de compra. Justamente porque, ao contabilizar o investimento necessário, pesará o fato de as edificações eficientes gastarem menos energia e, em última análise, energia custa dinheiro”, analisa Marcos Borges, coordenador do Programa Brasileiro de Etiquetagem no Inmetro. 


A Casa Eficiente da Eletrobras Eletrosul, em Florianópolis (SC), será uma das agraciadas. “A avaliação das edificações residenciais baseia-se, principalmente, em aspectos que apresentam consumo significativo de energia elétrica numa residência, ou seja, o desempenho térmico da envoltória – as fachadas e coberturas –, com ênfase na iluminação e ventilação naturais, e na eficiência do sistema de aquecimento de água”, explica Solange. 


O documento que baseia a etiquetagem – Requisitos Técnicos da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edificações Residenciais (RTQ-R) – foi desenvolvido pela Secretaria Técnica de Edificações, coordenada pelo Procel Edifica, da Eletrobras, e pelo Laboratório de Eficiência Energética em Edificações da UFSC, que conta ainda com a participação de especialistas de diversas universidades brasileiras e representantes de instituições do setor da construção civil.


O evento, voltado para construtores, incorporadores, projetistas, pesquisadores, órgãos públicos e fabricantes, tem o apoio Sindicato  da Construção Civil do Sindicato  da Construção Civil (Sinduscom) de São Paulo, da Câmara Brasileira da Industria da Construção (CBIC), do Conselho Brasileiro da Construção Sustentável (CBCS) e do Sindicato da Habitação (Secovi).
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
Descomissionamento
ONIP apresenta ao Governo Federal propostas para transfo...
04/02/26
Pessoas
Daniela Lopes Coutinho é a nova vice-presidente executiv...
04/02/26
Resultado
Com 4,897 milhões boe/d, produção de petróleo e gás em 2...
03/02/26
Pré-Sal
Três FPSOs operados pela MODEC fecharam 2025 entre os 10...
03/02/26
Pré-Sal
Shell dá boas-vindas à KUFPEC como parceira no Projeto O...
03/02/26
Gás Natural
GNLink recebe autorização da ANP e inicia operação da pr...
02/02/26
Gás Natural
Firjan percebe cenário positivo com redução nos preços d...
02/02/26
Etanol
Anidro e hidratado fecham mistos na última semana de jan...
02/02/26
GNV
Sindirepa: preço do GNV terá redução de até 12,5% no Rio...
30/01/26
Descomissionamento
SLB inaugura Centro de Excelência em Descomissionamento
30/01/26
Apoio Offshore
Wilson Sons lança rebocador da nova série para atender d...
30/01/26
Gás Natural
Firjan lança publicação e promove debate sobre futuro do...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 terá programação diversa e foco na pro...
28/01/26
Internacional
Petrobras amplia venda de petróleo para a Índia
28/01/26
Offshore
Projeto Sergipe Águas Profundas tem plano de desenvolvim...
28/01/26
Royalties
Valores referentes à produção de novembro para contratos...
28/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.