Produtos e Serviços

Inmarsat e Actility entregam a primeira rede global IoT do mundo

Redação/Assessoria
08/02/2017 16:10
Visualizações: 362

Inmarsat, líder mundial de serviços de comunicações móveis globais por satélite, anunciou hoje que a sua rede baseada em LoRaWAN [1] desenvolvida em parceria com a Actility, líder do setor em redes amplas de baixa potência (Low Power Wide Area Networks - LPWAN), está cumprindo sua estratégia de levar a Internet das Coisas (IoT) a cada canto do globo. As primeiras aplicações em Rastreamento de Ativos (Asset Tracking), Agronegócios (Agribusiness) e Petróleo e Gás (Oil & Gas) estão ajudando empresas em regiões remotas do mundo a se tornarem mais eficientes, reduzindo seus custos e gerando novas receitas através de soluções baseadas em IoT.

As três aplicações iniciais da Inmarsat e da Actility abrangem:

- Rastreamento de ativos: rastreamento de localização, movimentação, saúde e outras estatísticas-chave de gado em um rancho remoto na Austrália, substituindo o processo manual de enviar um funcionário para procurar o gado que se extraviou. Um alerta é enviado ao gerente da fazenda quando um animal esteja em risco de ser perdido, se comportando estranhamente, ou se aproximando do perímetro da fazenda, permitindo que o proprietário tome medidas imediatas.

- Agronegócio: monitoramento dos níveis de água dos reservatórios e da umidade do solo nas raízes das plantas em toda a extensão de uma grande plantação de óleo de palma na Malásia, para fornecer água onde seja mais necessário e alcançar o máximo rendimento da cultura. Isso permite um gerenciamento de recursos mais inteligente em uma determinada área, e reduz o tamanho da propriedade necessária para a produção.

- Petróleo e Gás: monitoramento remoto de processos em plataformas de petróleo nas quais a cobertura de telefonia celular seja irregular ou inexistente para identificar possíveis pontos de falha, para que estes possam ser resolvidos e assim evitar períodos de inatividade. Um local de produção a montante mede continuamente os parâmetros operacionais e os transmite para uma sala de controle, onde um sistema SCADA ajusta os pontos de definição de regulagem e fornece configurações de controle.

A rede Inmarsat LoRaWAN movida pela plataforma ThingPark™ LPWA da Actility é a primeira rede global IoT do mundo. Ela permite que os clientes e parceiros levem ao mercado de forma rentável soluções IoT que podem ser entregues em qualquer lugar do mundo, para qualquer tipo de empresa, através de LoRaWAN baseada em conectividade terrestre e conectividade via satélite como o backbone da rede. A plataforma integrada fornece uma solução de ponta-a-ponta que transmite dados específicos do local para aplicativos em nuvem para análise, fornecendo informações, apoiando a tomada de decisões e criando valor para o cliente final.

“Estas três primeiras aplicações são indicativas do mercado industrial de IoT em geral: as empresas não precisam de uma solução IoT pronta para o Agronegócio ou para Rastreamento de Ativos; elas precisam de uma solução específica para um problema específico”, disse Paul Gudonis, Presidente da Inmarsat Enterprise. “Através de nossa colaboração com a Actility, temos os componentes essenciais para adaptar as soluções a cada oportunidade específica, não importando onde ela esteja no mundo”.

A Inmarsat e a Actility anunciaram no ano passado uma parceria que combina a plataforma global de conectividade via satélite banda L da Inmarsat com a plataforma ThingPark IoT da Actility para fornecer uma solução integrada para IoT unindo conectividade, serviços e dispositivos a partir de um único ponto de gerenciamento de serviços e aplicativos, para conectar objetos implantados em qualquer lugar do planeta.

A Actility também faz parte do Programa de Provedores Certificados de Aplicativos (Certified Applications Provider Programme - CAPP) da Inmarsat, que permite que empresas terceirizadas desenvolvam aplicativos e soluções compatíveis com a rede de comunicações via satélite da Inmarsat.

“A Actility já trabalhou em muitas implantações de rede LPWA em larga escala em nível doméstico, mas isso é muito maior: estamos fantasticamente entusiasmados por fazermos parte da primeira rede IoT global em parceria com a Inmarsat”, disse Mike Mulica, CEO da Actility. “A nossa colaboração com a Inmarsat nos permite oferecer aos clientes uma solução ponta-a-ponta para conectar seus ativos e atender suas necessidades de negócios de IoT em qualquer lugar do mundo. Estaremos trabalhando ao lado da Inmarsat em cada etapa do processo para ajudar os clientes globais a lidarem com suas necessidades específicas através de soluções mais eficientes e mais adequadas”.

 

[1] https://www.thethingsnetwork.org/wiki/LoRaWAN/Home

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19