Economia

Inflação medida pelo IPC-S registra alta nas sete capitais pesquisadas

Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre).

Agência Brasil
10/03/2015 13:01
Visualizações: 220

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) avançou na primeira semana de março e registra elevação de preços em todas as sete capitais pesquisadas. A alta de 1,26% na semana encerrada no último dia 7 é 0,29 ponto percentual maior do que o índice de 0,97% da semana imediatamente anterior.

Os dados foram divulgados hoje (10) pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV).  Brasília e Belo Horizonte são as capitais com o maior IPC-S do país, ambas com alta de 1,49%.

O IPC-S integra o sistema de índices de preços ao consumidor da FGV. Apesar de a coleta ser semanal, a apuração do índice leva em conta a média dos preços coletados nas quatro últimas semanas até a data de fechamento. O índice permite detectar com agilidade mudanças de curso na trajetória dos preços nas seguintes cidades: Recife, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre.

Registraram ainda elevação acima da média global de 1,26% São Paulo e Salvador, com altas de, respectivamente, 1,3% e 1,27%. Embora tenham registrado índices maiores do que na semana anterior, Porto Alegre, Recife e Rio de Janeiro ficaram abaixo da média nacional do IPC-S.

O Rio de Janeiro registrou a menor variação: 1,09%, ficando 0,17 ponto percentual abaixo da variação média para as sete capitais. Recife teve alta de 1,11% e Porto Alegre, de 1,22%.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13