acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Indicadores

Índice de confiança dos fornecedores no setor sucroalcooleiro

11/12/2014 | 09h22

Estudo que mede o Índice de Confiança dos Fornecedores do Setor Sucroalcooleiro (ICFSS) Reed/Fundace, realizada pelo Programa de Pesquisas em Agronegócio da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (Agrofea-USP), mostrou discreta melhora da expectativas de empresários, atingindo 0,45 pontos na rodada apurada em novembro, referente ao terceiro trimestre de 2014.

O resultado verificou aumento de 0,03 pontos em comparação com a rodada anterior, realizada em agosto. Essa confiança dos empresários e executivos, entretanto, segue abaixo da linha de 0,50 pontos, classificando ainda os gestores como pessimistas com relação ao setor. Embora ainda esteja abaixo da linha de confiança, a alta de 0,03 pontos se deve à melhora dos quatro indicadores futuros que se somam aos indicadores de condições atuais para compor o ICFSS.

Os indicadores sobre condições futuras sondam os gestores quanto a sua confiança para os próximos seis meses, enquanto os de condições atuais medem a confiança com relação à situação atual da economia, do Sistema Agroindustrial Sucroenergético, dos fornecedores do setor e das empresas dos gestores.

“Essa confiança se deve também à sazonalidade do setor que entrou na entressafra em novembro, época de manutenção das usinas. Os próximos três ou quatro meses serão de muita atividade e é o momento de maior demanda por produtos e serviços”, avalia Roberto Fava Scare, professor da FEARP e um dos coordenadores do boletim. “É por isso que, mesmo com indicadores negativos na economia e de incertezas no setor, vivemos um período de otimismo no curto prazo dentre os fornecedores”, completa o pesquisador.

O Índice de Confiança dos Fornecedores do Setor Sucroenergético (ICFSS) – Reed/Fundace é uma ponderação que reflete a maneira pela qual os gestores avaliam as condições atuais e as expectativas em relação à economia brasileira, o sistema agroindustrial sucroenergético, o setor de fornecedores do setor sucroenergético e à própria empresa. Os indicadores variam no intervalo de 0,00 a 1,00. Valores acima de 0,50 pontos indicam empresários confiantes.

Esse indicador é construído por meio de telefonemas e internet pelo Programa de Pesquisas em Agronegócio da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto – AgroFEA Ribeirão Preto. O ICFSS conta com o apoio da Reed Exhibitions Alcantara Machado e da Fundace.

Para ter acesso ao ICFSS na íntegra acesse: http://bit.ly/ICFSSNOV14



Fonte: Redação / Assessoria
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar