Ceará

Impasse sobre terreno destinado a refinaria Premium II preocupa governo

A Funai está exigindo um terreno, ao governo e à Petrobras, para acomodar 80 famílias que vivem no entorno do local, e se autointitulam Anacés - povo indígena que habita o estado do Ceará nos municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante.

Redação/ Agência
04/04/2012 11:22
Visualizações: 1159
Apesar de afirmar que o terreno para a construção da refinaria Premium II, em São Gonçalo do Amarante, no Ceará, está liberado, o governo do estado terá que resolver um impasse com a Fundação Nacional do Índio (Funai). A entidade está exigindo um terreno, ao governo e à Petrobras, para acomodar 80 famílias que vivem no entorno, e se autointitulam Anacés - povo indígena que habita o estado do Ceará nos municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante.

“Comunicamos à Graça Foster [presidente da Petrobras] na reunião que tivemos [no dia 30] que já está perto de ser oficializada a entrega do terreno. Mas existe um pequeno problema. Estudos da Funai já registraram formalmente que a área onde é prevista a refinaria não tem tradicionalidade indígena, mas continua o estudo para o entorno”, explicou o governador. “A Funai pediu a nossa ajuda, do governo e da Petrobras, para adquirir um terreno para acomodar essas famílias”, completou.

O governador fez questão de reforçar que essas famílias não habitam a área da refinaria, mas sim o entorno, fazendo fronteira com o espaço delimitado para o empreendimento, e que, por isso, a remoção está sendo estudada. “Mas já está licitado todo o processo de início das obras, incluindo a terraplanagem... Também já temos a licença da Semace [Superintendência Estadual do Meio Ambiente] e agora estamos no aguardo da anuência da Funai”, detalhou. “E eu estou empenhado nisso e vou cobrar a Funai que a anuência seja dada” concluiu.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Macaé Energy
No Macaé Energy 2026, Firjan promove edição especial do ...
09/03/26
Dia Internacional da Mulher
Dia da Mulher: elas contribuem para avanços no setor ene...
09/03/26
FEPE
PRECISAMOS DE P&D DE LONGO PRAZO - Entrevista com Isabel...
09/03/26
Internacional
Efeitos de preços do petróleo sobre a economia brasileira
09/03/26
Dutos
Transpetro aplica tecnologia com IA para ampliar eficiên...
09/03/26
Dia Internacional da Mulher
Constellation amplia em mais de 300% a presença feminina...
09/03/26
Combustível
Etanol volta a subir no indicador semanal
09/03/26
Resultado
Com um aumento de 11% na produção total de petróleo e gá...
06/03/26
FEPE
EMPREENDER DEMANDA RELAÇÕES DE CONFIANÇA - Entrevista co...
06/03/26
Dia Internacional da Mulher
IBP amplia agenda de equidade de gênero com segundo cicl...
06/03/26
Dia Internacional da Mulher
Repsol Sinopec Brasil tem 38% de mulheres na liderança e...
06/03/26
Indústria Naval
SPE Águas Azuis realiza entrega da Fragata "Tamandaré" -...
06/03/26
Economia
Indústria volta a crescer em janeiro, mas Firjan alerta ...
06/03/26
Transpetro
Lucro líquido é 22% superior a 2024 e reflete novo momen...
06/03/26
Dia Internacional da Mulher
Presença feminina cresce em cargos de liderança no setor...
06/03/26
Acordo
Firjan considera avanço significativo a aprovação do Aco...
06/03/26
Espírito Santo
Private Engenharia e Soluções debate segurança operacion...
06/03/26
Transição Energética
Braskem avança na jornada de transição energética com in...
05/03/26
Dia Internacional da Mulher
O mar é delas: a luta feminina por protagonismo no set...
05/03/26
Energia Solar
GoodWe e RB Solar anunciam parceria estratégica para ace...
05/03/26
Gás Natural
PetroReconcavo realiza primeira importação de gás bolivi...
04/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.