Internacional

IEA vê oferta global de petróleo apertando mais rapidamente em 2019

Reuters, 13/12/2018
13/12/2018 13:57
Visualizações: 200

O mercado global de petróleo pode entrar em déficit mais cedo do que o esperado graças ao acordo de produção da Opep com a Rússia e à decisão do Canadá de cortar a oferta, disse a Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) nesta quinta-feira.

A IEA, com sede em Paris, manteve sua previsão para o crescimento da demanda global por petróleo de 2019 em 1,4 milhão de barris por dia, inalterada em relação à sua projeção no mês passado, e disse que espera um crescimento de 1,3 milhão bpd este ano.

A incerteza sobre a economia global decorrente das tensões comerciais entre EUA e China pode prejudicar o consumo de petróleo no próximo ano, à medida que o crescimento da oferta aumenta o ritmo.

"Para 2019, nossa perspectiva de crescimento da demanda permanece em 1,4 milhão de bpd, embora os preços do petróleo tenham caído consideravelmente desde o pico do início de outubro", disse a IEA.

"Parte do apoio proporcionado pelos preços mais baixos será compensado pelo crescimento econômico mais fraco globalmente e, particularmente, em algumas economias emergentes."

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo concordou na semana passada com Rússia, Omã e outros produtores para cortar a produção de petróleo em 1,2 milhão de bpd a partir de janeiro para conter uma acumulação de estoques de combustível não utilizados.

 

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13