Publicação

IBP divulga análise sobre o “bp Energy Outlook 2022”

Redação TN Petróleo/Assessoria IBP
05/04/2022 17:51
IBP divulga análise sobre o “bp Energy Outlook 2022” Imagem: Divulgação Visualizações: 931

A tradicional publicação “bp Energy Outlook” foi lançada no último mês trazendo uma análise sobre os cenários da indústria de petróleo, gás e energia até 2050, além dos impactos econômicos da pandemia da Covid-19.

A equipe de Análise Econômica do IBP produziu uma análise crítica do material e destacou os pontos mais importantes para uma compreensão dos cenários apontados pela publicação e o comportamento da transição energética até 2050, além de dados de produção, consumo de petróleo e as emissões do setor energético.

Entre os três cenários – todos prevendo que a demanda por petróleo ultrapassará os níveis pré-pandêmicos ainda nesta década antes de cair em graus variados – o New Momentum apresenta o momento presente, com análise da trajetória de progresso atual do sistema energético. O Accelerated, considera um cenário mundial alinhado – priorizando a transição e a segurança energética – com vistas a alcançar uma redução significativa das emissões, em linha com o cenário do IPCC de aumento de 2ºC da temperatura média global.

E finalizando, o cenário mais auspicioso: o Net Zero, com diminuição de 95% das emissões de carbono em 2050 em relação aos níveis de 2019. Para essa meta, o uso de biocombustíveis e hidrogênio no transporte marítimo e de H-fuels na aviação, desempenham papel importante na redução do consumo de petróleo.

O papel da demanda de energia, tanto em países desenvolvidos, quanto em desenvolvimento, será outro ponto determinante para a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Para o Brasil, a bp estima um forte crescimento das renováveis nos três cenários. Sendo que, no New Momentum, a produção brasileira de petróleo e gás natural cresce, enquanto nos demais cenários, ela diminui.

Acesse aqui a Análise IBP | bp Energy Outlook 2022.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20