Nota

IBP alerta governo federal: aumento na alíquota de Participação Especial em contratos existentes é inconstitucional e viola segurança jurídica

Nota Técnica encomendada pelo IBP e elaborada pelo advogado Daniel Sarmento aponta ilegalidade e riscos ao equilíbrio econômico-financeiro dos contratos de concessão de petróleo e gás.

Redação TN Petróleo/Assessoria IBP
09/06/2025 07:11
IBP alerta governo federal: aumento na alíquota de Participação Especial em contratos existentes é inconstitucional e viola segurança jurídica Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 760

O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), principal porta-voz da indústria de energia no Brasil, entregou às autoridades do governo federal (Ministério de Minas e Energia e Casa Civil) na última sexta-feira (06), em Brasília, Nota Técnica encomendada pela Associação Brasileira de Empresas de Exploração e Produção de Petróleo e Gás – ABEP, com quem trabalha em cooperação, que reitera a impossibilidade jurídica de aplicar qualquer majoração na cobrança de participação especial em contratos de concessão de exploração e produção de petróleo e gás natural já celebrados. O documento, assinado pelo Professor Titular de Direito Constitucional da UERJ, Daniel Sarmento, reforça que tal medida afronta garantias fundamentais como o ato jurídico perfeito, a confiança legítima e o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos.

A iniciativa do IBP ocorre em meio a discussões sobre a busca do governo por receitas adicionais para cobrir as contas públicas, especialmente após a repercussão da majoração do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A Nota Técnica detalha os argumentos que sustentam a inconstitucionalidade da proposta, visando preservar a segurança jurídica e a atratividade do ambiente de investimentos no setor.

"Ressaltamos que uma eventual elevação no valor da participação especial nas concessões de exploração e produção de petróleo e gás não pode incidir sobre contratos já celebrados. Primeiramente porque vai contra preceitos constitucionais de proteção ao direito adquirido, a legítima confiança e manutenção do equilíbrio econômico-financeiro dos contratos", diz o IBP. Tal medida geraria insegurança jurídica ao aplicar alterações de forma retroativa em contratos, afetaria a confiança de investidores e agentes do mercado, alerta a instituição.

Além disso, o IBP destaca que as empresas buscam alocar seus investimentos em mercados que oferecem regras claras e transparentes, assim como participar de leilões e licitações que preveem alíquotas e cálculos de royalties e participação especial previamente definidos. Dessa forma, é premissa que nenhuma mudança no cálculo desses elementos pode atingir certames já realizados e com contratos em curso.

"Vale reforçar também que o setor de óleo e gás já é altamente tributado: de cada três barris de petróleo produzidos no país, dois são direcionados ao pagamento de tributos, taxas, royalties e participações especiais", observa o IBP.

Os argumentos do setor de óleo e gás são embasados em Nota Técnica produzida pelo Professor Titular de Direito Constitucional da UERJ, Mestre e Doutor em Direito Público pela UERJ e visiting scholar na Yale Law Schoolex – Daniel Sarmento. Nessa Nota Técnica, o jurista reforça a inconstitucionalidade da aplicação de majoração das alíquotas das participações especiais em contratos existentes, assim como a ameaça à segurança jurídica, com consequente impactos em projetos e desenvolvimento econômico do setor.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Margem Equatorial
Rio-Macapá: novas fronteiras levam à região Norte
12/11/25
COP30
Petrobras e BNDES lançam primeiro edital do ProFloresta+...
12/11/25
Evento
ANP participa de conferência de Geofísica Sustentável, d...
12/11/25
Pré-Sal
PPSA aguarda decisão sobre aumento de participação da Un...
12/11/25
Bacia de Campos
PRIO assume operação do Campo de Peregrino com aquisição...
12/11/25
COP30
Portaria sobre embarcações sustentáveis entra em consult...
12/11/25
COP30
Eficiência energética é essencial para desacoplar cresci...
12/11/25
COP30
Embrapii abre chamada pública para capacitação de grupos...
12/11/25
PD&I
União de expertises
12/11/25
Gás Natural
GNLink e Bahiagás firmam contrato para levar gás natural...
11/11/25
Pré-Sal
P-79 deixa estaleiro na Coreia do Sul rumo ao campo de B...
11/11/25
Amazonas
Petrobras e Amazônica Energy firmam primeiro contrato pa...
11/11/25
Refino
Complexo de Energias Boaventura terá unidades de refino ...
11/11/25
COP30
Soluções baseadas na Natureza: mitigar mudanças climátic...
10/11/25
Combustíveis
Etanol registra alta na primeira semana de novembro, apo...
10/11/25
Brandend Content
Oil States participa da OTC Brasil 2025 e reforça seu co...
07/11/25
Resultado
Lucro líquido da Petrobras chega a US$ 6 bilhões no terc...
07/11/25
ANP
XIII Seminário de Segurança Operacional e Meio Ambiente ...
07/11/25
Indústria Naval
Transpetro lança licitação para contratação de navios de...
07/11/25
COP30
Embrapii participa de atividades sobre inovação na indústria
07/11/25
ANP
Combustível do Futuro: ANP fará consulta e audiência púb...
07/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.