A IBM desenvolverá o primeiro sistema integrado de monitoramento ambiental do mundo. A tecnologia tem o objetivo de ajudar as empresas de petróleo e gás a minimizar o impacto ambiental de suas operações.
Pesquisadores e desenvolvedores da IBM de todo o mundo, juntamente a uma equipe do Centro IBM de Excelência em Petróleo e Gás, em Stavanger, Noruega, estão colaborando com especialistas da Statoil, Kongsberg Group e Det Norske Veritas (DNV), para desenvolver uma solução de tecnologia avançada de processos analíticos em streaming que permitirá o monitoramento em tempo real de dados ambientais e a identificação precoce de indícios de eventos operacionais perto de instalações offshore, respondendo adequadamente a eles.
O sistema de monitoramento irá medir, processar e analisar com rapidez grandes quantidades de dados físicos, biológicos e químicos, gerados em tempo real por sensores e câmeras instalados em torno de uma instalação offshore, facilitando, assim, a previsão e a detecção de desvios.
Utilizando as técnicas avançadas de modelagem, o sistema será capaz de prever e prevenir problemas antes que eles ocorram, ajudando as empresas a minimizar o risco ambiental associado a operações submarinas de petróleo e gás. A IBM também fornecerá a tecnologia de integração de informações que oferece visibilidade de toda a empresa, bem como monitoramento e análise em tempo real de sistemas operacionais offshore.
Atualmente, empresas de petróleo e gás empregam diferentes métodos de monitoramento ambiental, mas não existem, hoje, soluções integradas disponíveis que permitam medir dados físicos, biológicos e químicos das operações em tempo real. Por meio da transformação do monitoramento ambiental de uma tarefa isolada em componente integrado ao dia a dia das operações de um campo petrolífero, durante todo o seu ciclo de vida, o novo sistema permitirá que empresas do setor possam prever e responder de forma mais ágil às condições previstas.
“O monitoramento ambiental, como parte integrante de operações em tempo real, é essencial para o setor de petróleo e gás”, afirma Ulisses Mello, diretor do laboratório de pesquisas da IBM Brasil. “Esta iniciativa, que se baseia em resultados de pesquisa, conhecimento do setor e experiência da IBM no auxílio às empresas para gerenciar e conquistar informações valiosas a partir de grandes volumes de dados, ajudará as empresas de petróleo e gás a operar com mais segurança, minimizando seu impacto ambiental”, conclui.
A Statoil contratou o projeto de três anos como parte da iniciativa de pesquisa e desenvolvimento chamada “Nova Energia e HSE”. A solução será demonstrada na plataforma submarina da Kongsberg Maritime, na bacia portuária oceânica de Horten, na Noruega.