IBEM25

iBEM 25: Conferência discute desafios da reciclagem de ativos marítimos do descomissionamento

TN Petróleo
27/03/2025 14:05
iBEM 25: Conferência discute desafios da reciclagem de ativos marítimos do descomissionamento Imagem: TN Petróleo Visualizações: 2085

Uma das conferências mais importantes realizadas na tarde desta quarta-feira, 26, no iBEM 25 aconteceu na Plenária de Integração Energética e tratou sobre o tema Reciclagem e Energia - Descomissionamento. Toda instalação marítima seja um navio ou plataforma tem um ciclo de vida, em geral de 25 a 30 anos, e no final do tempo de operação dessas estruturas acontece a remoção, o desmantelamento, o chamado descomissionamento desse material. O destino e reciclagem dessas grandes estruturas foi o desafio proposto durante está plenária.

Esse tema, considerado novo no setor de comunicação de processos de integração energética, reuniu neste painel players importantes como Mário Moura, diretor da Enseada Indústria Naval; Elaine Marques, técnica portuária em meio ambiente na Autoridade Portuária Codeba; Tiago Fiorese, gerente geral da Arcelor Mittal e Paulo Cezar, diretor executivo do Cluster Tecnológico Naval da Bahia, sob a mediação do competente Newton Narciso Pereira, coordenador do Centro de Estudos para Sistemas Sustentáveis.

“Esse painel trouxe players do setor naval e voltados à reciclagem e eficiência energética em torno de um tema relativamente novo que se dá como advento do processo de descomissionamento. O objetivo aqui é discutir o que já vem sendo feito e o processo de viabilidade da reciclagem desses resíduos oriundos desse recente desmantelamento”, ressaltou o mediador da plenária, Newton.

Tiago Fiorese, gerente geral da Arcelor Mittal, líder mundial na produção de aços, também destacou a necessidade e precisão deste painel. “Nós fizemos uma apresentação e participamos da discussão de como o setor siderúrgico e em especial nossa empresa pode se colocar como um parceiro na cadeia de sustentabilidade, atuando no desmantelamento de navios provenientes destes processos de descomissionamento”, salientou.

Para Elaine Marques, técnica portuária em meio ambiente na Autoridade Portuária Codeba, esse novo processo de reciclagem é extremamente relevante para o setor portuário. A instituição onde ela atua já promoveu a reciclagem de 10 grandes estruturas de guindastes. “Esses processos tem ganhado uma projeção muito grande, não apenas relacionada a eficiência operacional, mas também a seu compromisso com a sustentabilidade no mundo atual, onde as mudanças climáticas e os impactos ambientais urgentes exigem de nós essas práticas sustentáveis relacionadas a redução do uso de carbono e recursos naturais. A gente também tem visto nos últimos anos a importância desta reciclagem para a economia circular, é imprescindível!”, considerou Elaine.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
BOGE 2026
Maior encontro de petróleo e gás do Norte e Nordeste es...
10/04/26
ANP
Fiscalização: aprovada consulta pública para revisão de ...
10/04/26
ANP
Reservas provadas de petróleo no Brasil cresceram 3,84% ...
10/04/26
Bacia de Campos
Petrobras retoma 100% de participação no campo de Tartar...
10/04/26
Oportunidade
Por que formar profissionais para funções críticas se to...
09/04/26
Energias Renováveis
Crise energética global impulsiona protagonismo do Brasi...
09/04/26
Pessoas
Alcoa e Posidonia reforçam avanços na equidade de gênero...
08/04/26
Evento
Fórum nacional debate expansão do biogás e do biometano ...
08/04/26
Curso
Firjan SENAI e Foresea assinam parceria para oferecer cu...
08/04/26
Posicionamento IBP
Taxação de 12% na MP1340 gera sobreposição tributária e ...
08/04/26
iBEM26
Entrevista exclusiva: Rosatom mira o Brasil e reforça pr...
07/04/26
Resultado
Porto do Açu garante R$ 237 milhões em royalties retroat...
07/04/26
Pessoas
Angélica Laureano é a nova Diretora Executiva de Logísti...
07/04/26
Biometano
ANP credencia primeiro Agente Certificador de Origem (AC...
07/04/26
ANP
Conteúdo local: ANP ultrapassa marco de 30 TACS
07/04/26
Cana Summit
Juros elevados e crédito mais restrito colocam fluxo de ...
07/04/26
PPSA
União recebe R$ 917,32 milhões por redeterminação de Tupi
07/04/26
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Preço médio da safra 25/26 supera o da tem...
07/04/26
Estudo
Brasil amplia dependência de térmicas, mas falta de esto...
06/04/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente de Partilha (OPP): ANP publica novo edital
06/04/26
Tributação
Infis Consultoria promove 4º Seminário Tributação em Óle...
06/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23