Termoelétrica

Ibama suspende operação de usina Presidente Médici em Candiota, RS

Companhia excedeu o limite de vazão de óleos e graxas e terá de pagar multa de R$ 75,1 milhões.

Redação/Assessoria Portal Brasil
15/09/2016 13:54
Visualizações: 199

O Ibama embargou as atividades do Complexo Termelétrico Presidente Médici, em Candiota, no Rio Grande do Sul, nesta terça-feira (13). O instituto tomou a decisão após identificar que a vazão de efluentes e as taxas de óleos e graxas da usina superou os limites máximos de vazão. A companhia responsável foi multada em R$ 75,1 milhões por causa da irregularidade.

O empreendimento, operado pela Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE), subsidiária da Eletrobras, também produziu emissões atmosféricas além dos padrões estabelecidos. Outro problema foi que a empresa deixou de entregar relatórios de monitoramento e descumpriu obrigações do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que rege a operação das fases A e B da usina.

O embargo às atividades do complexo de Candiota, a mais antiga usina a carvão do País, será mantido até que seja comprovada a regularização dos sistemas de armazenamento e distribuição de óleo combustível pesado e dos dispositivos de controle ambiental associados.

"O embargo foi necessário para evitar a continuidade de irregularidades que causam danos ao meio ambiente e à saúde da população", disse o superintendente do Ibama no Rio Grande do Sul, Kuriakin Humberto Toscan.

O empreendimento, que também é alvo de ação movida pelo Ministério Público Federal (MPF), já havia sido multado em outras seis ocasiões pelo Ibama.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19