Licenciamento

Ibama delega aos Estados licenciamento de estaleiros

A Petrobras recebe hoje as licenças ambientais dos estaleiros interessados em construir até 28 sondas de perfuração, encomenda com custo estimado em mais de US$ 22 bilhões. A possibilidade de a licitação para construção das sondas ser

Valor Econômico
17/11/2010 07:33
Visualizações: 995
A Petrobras recebe hoje as licenças ambientais dos estaleiros interessados em construir até 28 sondas de perfuração, encomenda com custo estimado em mais de US$ 22 bilhões. A possibilidade de a licitação para construção das sondas ser questionada na Justiça pelo Rio de Janeiro e Espírito Santo foi afastada depois que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) editou, na sexta-feira, portarias delegando aos dois Estados a competência pelo licenciamento dos respectivos estaleiros.
 
 
Rio e Espírito Santo ameaçaram recorrer ao judiciário para garantir a competência legal dos Estados no licenciamento ambiental dos estaleiros que podem construir as sondas. O problema surgiu porque, na concorrência, a Petrobras exigiu que os participantes apresentassem uma declaração de um segundo órgão ambiental - distinto daquele que emitiu a licença. Como a maioria dos novos estaleiros envolvidos na disputa têm licenças emitidas apenas pelos Estados, criou-se a necessidade de conseguir uma anuência do Ibama.
 
Ontem foram publicadas no Diário Oficial da União quatro portarias do Ibama pelas quais o instituto delega o licenciamento ambiental dos estaleiros do Rio e Espírito Santo aos respectivos órgãos estaduais. No Rio, foram beneficiados três estaleiros. Um deles é o projeto da Alusa Galvão, que teve a licença de instalação emitida pelo Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (Inea).
 
 
O órgão federal também determinou que o Inea tem competência para emitir a renovação da licença de operação do Bras Fels e do estaleiro Mauá. No caso do Espírito Santo, o Ibama delegou ao Instituto Estadual do Ambiente (Iema) a continuidade do licenciamento do projeto da Jurong. Entre os projetos de novos estaleiros, só o Eisa Alagoas não havia conseguido declaração do Ibama até o fechamento desta edição.
 
 
O Valor apurou que o Eisa Alagoas planeja entregar hoje licença de instalação emitida pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA). O Synergy Group, dono do projeto, deve apresentar à Petrobras a alternativa de construir as sondas nos estaleiros do grupo no Rio (Mauá e Estaleiro Ilha), caso o licenciamento do Eisa Alagoas não seja aceito pela comissão de licitação.
 
 
A Petrobras informou que a abertura das propostas comerciais dependerá da análise da documentação recebida e de outros procedimentos estabelecidos no processo de contratação. Segundo a estatal, as empresas que não apresentarem a documentação solicitada serão desclassificadas. O processo prevê prazo de cinco dias para os recursos.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pré-Sal
Cerimônia marca início da produção do campo de Bacalhau,...
17/12/25
Logística
Santos Brasil recebe autorização para operar com capacid...
16/12/25
Indicadores
ETANOL/CEPEA: Indicadores são os maiores da safra 25/26
16/12/25
Sergipe
Projeto Sergipe Águas Profundas reforça expansão da ofer...
15/12/25
Etanol
Hidratado sobe pela 9ª semana seguida
15/12/25
Meio Ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Oferta Permanente
Seminário da ANP apresenta informações sobre a Oferta Pe...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
Drilling
Shell assina contrato com a Valaris para uso de sonda of...
12/12/25
Royalties
Estudo revela proporção de royalties na receita municipa...
12/12/25
Sergipe Oil & Gas 2026
SOG26 destaca Sergipe como nova fronteira na produção de...
12/12/25
Biocombustíveis
Sessão especial celebra 8 anos do RenovaBio e reforça su...
12/12/25
Navegação Interior
A Revolução Livre de Graxa no setor de embarcações de se...
12/12/25
Reconhecimento
IBP conquista novamente o "Oscar dos Eventos" com a ROG....
11/12/25
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
Combustíveis
Com novo aumento do ICMS para 2026, impacto nos preços d...
10/12/25
PPSA
Contratos de partilha vão produzir 2 milhões de barris a...
10/12/25
Logística
Transpetro amplia atuação logística com integração da PB...
09/12/25
Posicionamento IBP
Imposto Seletivo sobre petróleo e gás ameaça exportações...
09/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.