Licenciamento

Ibama delega aos Estados licenciamento de estaleiros

A Petrobras recebe hoje as licenças ambientais dos estaleiros interessados em construir até 28 sondas de perfuração, encomenda com custo estimado em mais de US$ 22 bilhões. A possibilidade de a licitação para construção das sondas ser

Valor Econômico
17/11/2010 07:33
Visualizações: 1091
A Petrobras recebe hoje as licenças ambientais dos estaleiros interessados em construir até 28 sondas de perfuração, encomenda com custo estimado em mais de US$ 22 bilhões. A possibilidade de a licitação para construção das sondas ser questionada na Justiça pelo Rio de Janeiro e Espírito Santo foi afastada depois que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) editou, na sexta-feira, portarias delegando aos dois Estados a competência pelo licenciamento dos respectivos estaleiros.
 
 
Rio e Espírito Santo ameaçaram recorrer ao judiciário para garantir a competência legal dos Estados no licenciamento ambiental dos estaleiros que podem construir as sondas. O problema surgiu porque, na concorrência, a Petrobras exigiu que os participantes apresentassem uma declaração de um segundo órgão ambiental - distinto daquele que emitiu a licença. Como a maioria dos novos estaleiros envolvidos na disputa têm licenças emitidas apenas pelos Estados, criou-se a necessidade de conseguir uma anuência do Ibama.
 
Ontem foram publicadas no Diário Oficial da União quatro portarias do Ibama pelas quais o instituto delega o licenciamento ambiental dos estaleiros do Rio e Espírito Santo aos respectivos órgãos estaduais. No Rio, foram beneficiados três estaleiros. Um deles é o projeto da Alusa Galvão, que teve a licença de instalação emitida pelo Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (Inea).
 
 
O órgão federal também determinou que o Inea tem competência para emitir a renovação da licença de operação do Bras Fels e do estaleiro Mauá. No caso do Espírito Santo, o Ibama delegou ao Instituto Estadual do Ambiente (Iema) a continuidade do licenciamento do projeto da Jurong. Entre os projetos de novos estaleiros, só o Eisa Alagoas não havia conseguido declaração do Ibama até o fechamento desta edição.
 
 
O Valor apurou que o Eisa Alagoas planeja entregar hoje licença de instalação emitida pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA). O Synergy Group, dono do projeto, deve apresentar à Petrobras a alternativa de construir as sondas nos estaleiros do grupo no Rio (Mauá e Estaleiro Ilha), caso o licenciamento do Eisa Alagoas não seja aceito pela comissão de licitação.
 
 
A Petrobras informou que a abertura das propostas comerciais dependerá da análise da documentação recebida e de outros procedimentos estabelecidos no processo de contratação. Segundo a estatal, as empresas que não apresentarem a documentação solicitada serão desclassificadas. O processo prevê prazo de cinco dias para os recursos.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
Descomissionamento
ONIP apresenta ao Governo Federal propostas para transfo...
04/02/26
Pessoas
Daniela Lopes Coutinho é a nova vice-presidente executiv...
04/02/26
Resultado
Com 4,897 milhões boe/d, produção de petróleo e gás em 2...
03/02/26
Pré-Sal
Três FPSOs operados pela MODEC fecharam 2025 entre os 10...
03/02/26
Pré-Sal
Shell dá boas-vindas à KUFPEC como parceira no Projeto O...
03/02/26
Gás Natural
GNLink recebe autorização da ANP e inicia operação da pr...
02/02/26
Gás Natural
Firjan percebe cenário positivo com redução nos preços d...
02/02/26
Etanol
Anidro e hidratado fecham mistos na última semana de jan...
02/02/26
GNV
Sindirepa: preço do GNV terá redução de até 12,5% no Rio...
30/01/26
Descomissionamento
SLB inaugura Centro de Excelência em Descomissionamento
30/01/26
Apoio Offshore
Wilson Sons lança rebocador da nova série para atender d...
30/01/26
Gás Natural
Firjan lança publicação e promove debate sobre futuro do...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 terá programação diversa e foco na pro...
28/01/26
Internacional
Petrobras amplia venda de petróleo para a Índia
28/01/26
Offshore
Projeto Sergipe Águas Profundas tem plano de desenvolvim...
28/01/26
Royalties
Valores referentes à produção de novembro para contratos...
28/01/26
Gás Natural
Petrobras reduz preços do gás natural para distribuidoras
28/01/26
Gás Natural
Renovação das concessões de gás no Rio exige transparênc...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 antecipa grandes debates e inicia cont...
27/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.