Risco

Ibama aceita plano de ação proposto para navio avariado da Vale

Agência Estado
14/12/2011 14:18
Visualizações: 20
O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aceitou o plano de ação apresentado pelo armador Sul Coreano, SPX TAN-OCEAN, para lidar com o supergraneleiro que está com duas rachaduras no tanque de ar de lastro número 7, e está fundeado na Baía de São Marcos , em São Luís. Isto evitou a aplicação de uma multa.

Segundo o Superintendente do Ibama no Maranhão, Pedro Leão, o plano apresentado nesta segunda-feira (12) em uma demorada reunião prevê o uso de técnica de manejo, mais eficiente do que o Instituto havia exigido na última sexta-feira (9), quando notificou o armador do coreano para lançar barreira de boias de contenção para evitar danos ambientais.

"A barreira fixa de boias traria dificuldades à operação dos rebocadores que dão estabilidade ao navio hoje. A solução apresentada foi satisfatória", disse Leão. O Superintendente informou ainda que equipamentos , como uma balsa, estão sendo deslocados de Belém e outras cidades brasileiras para a execução de uma operação de drenagem do combustível que está nos tanques do navio.

"Na quinta (15) ou sexta-feira (16) haverá um simulado dos trabalhos, toda a operação real será simulada. Poderemos ver todos os aspectos do procedimento", comentou Leão. A drenagem do óleo combustível para valer deverá ocorrer na próxima segunda-feira (19).
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13