Risco

Ibama aceita plano de ação proposto para navio avariado da Vale

Agência Estado
14/12/2011 12:18
Visualizações: 518
O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aceitou o plano de ação apresentado pelo armador Sul Coreano, SPX TAN-OCEAN, para lidar com o supergraneleiro que está com duas rachaduras no tanque de ar de lastro número 7, e está fundeado na Baía de São Marcos , em São Luís. Isto evitou a aplicação de uma multa.

Segundo o Superintendente do Ibama no Maranhão, Pedro Leão, o plano apresentado nesta segunda-feira (12) em uma demorada reunião prevê o uso de técnica de manejo, mais eficiente do que o Instituto havia exigido na última sexta-feira (9), quando notificou o armador do coreano para lançar barreira de boias de contenção para evitar danos ambientais.

"A barreira fixa de boias traria dificuldades à operação dos rebocadores que dão estabilidade ao navio hoje. A solução apresentada foi satisfatória", disse Leão. O Superintendente informou ainda que equipamentos , como uma balsa, estão sendo deslocados de Belém e outras cidades brasileiras para a execução de uma operação de drenagem do combustível que está nos tanques do navio.

"Na quinta (15) ou sexta-feira (16) haverá um simulado dos trabalhos, toda a operação real será simulada. Poderemos ver todos os aspectos do procedimento", comentou Leão. A drenagem do óleo combustível para valer deverá ocorrer na próxima segunda-feira (19).
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Exportações
Para ONIP tributação sobre exportações de petróleo compr...
18/06/26
Aviação
Fórum IBP SAF reúne setor privado e agentes públicos par...
18/06/26
Pré-Sal
Consórcio de Libra liderado pela Petrobras contrata Cepe...
18/06/26
Eólica Offshore
Com representante no Comitê Diretor da CEM, o WFO reforç...
18/06/26
Combustíveis
ANP realiza segunda parte de audiência pública sobre car...
18/06/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 187 mil barris por ...
18/06/26
ANP
ANP faz pesquisa para aprimorar sua Carta de Serviços
17/06/26
Resultado
Atlas Portuário do ES: portos capixabas movimentam 137,5...
17/06/26
Hidrogênio Verde
SENAI CIMATEC, HYTRON e PETROGAL BRASIL (JV Galp/Sinopec...
17/06/26
Apoio Offshore
Transporte aéreo no setor do petróleo cresce 21% em dois...
17/06/26
Pessoas
ENGIE Brasil nomeia Michele Schifino como diretora de Co...
16/06/26
Combustíveis
Propostas de resoluções sobre caracterização da elevação...
16/06/26
Hidrelétrica
Gerdau adquire 100% de participação societária de usina ...
16/06/26
Fenasucro
Otimista, Fenasucro & Agrocana anuncia crescimento e se ...
16/06/26
Gestão
Petróleo, gás e energia lideram troca de CEOs no Ibovesp...
16/06/26
Petróleo e Gás
Coppe inaugura moderno Núcleo de Tecnologia de Poços
16/06/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas está com as inscrições abertas
15/06/26
Aviação
IBP promove fórum sobre SAF para debater a implementação...
15/06/26
Energia Elétrica
Expansão de data centers pressiona infraestrutura energé...
15/06/26
Combustível
Etanol encerra a semana em alta e com reação diante do a...
15/06/26
Gás Natural
ANP concede prazo para adequação de importadores a resol...
12/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.