Cerca de 250 mil toneladas do produto são embarcadas pelo Porto de Santos.
Assessoria Porto de SantosHoje é o dia de uma paixão nacional, dia da bebida mais consumida no mundo e dia do produto responsável pela consolidação do Porto de Santos como maior da América Latina. Estimulante, fonte de energia, antioxidante, antidepressivo e com baixas calorias. Hoje, dia 14 de abril, é o Dia Internacional do Café. A data não é oficial, mas é comemorada tradicionalmente.
De origem africana, o café foi introduzido no caribe pelos holandeses. A planta foi trazida ao Brasil e encontrou aqui clima e solo perfeitos para sua produção em larga escala. Na segunda metade do século 19, já era a principal riqueza do Brasil, o que pressionou as autoridades a proceder a ampliação e modernização das instalações portuárias. Com a inauguração do Porto de Santos, em 1892, o café pôde ser exportado em maior escala e rapidez.
O café é tão importante que seus ramos e frutos estão presentes nos brasões do país, do Estado de São Paulo, do município de Santos e da capital paulista. No início do século 20, Santos era o principal polo financeiro do país, devido ao produto. Tanto que, em 1920, foi construído o prédio da Bolsa do Café, uma imponente edificação de cerca de 6 mil m², com mais de 200 portas e janelas. Hoje é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e abriga desde 1998 o Museu do Café, um dos principais pontos turísticos da cidade.
Atualmente, o café ainda ocupa espaço de bastante importância no Porto de Santos. Apesar de ser apenas a 7ª mercadoria em movimentação física na exportação, é a terceira em valor econômico (atrás apenas dos dois produtos de maior embarque: açúcar e soja). É ainda a principal carga conteinerizada, com cerca de 250 mil toneladas embarcadas neste ano (dados de fevereiro/2016). Segundo o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), 84,5% da produção nacional são exportadas por Santos. Como o Brasil é o maior produtor de café do mundo, temos que o Porto de Santos é o principal porto cafeeiro do planeta.
Apesar da data internacional, o café tem uma data exclusiva no Brasil: 24 de Maio - Dia Nacional do Café. A data simboliza o início da colheita no país e é comemorada desde 2005, por sugestão da Associação Brasileira da Indústria de Café. No ano passado, a Organização Internacional do Café sugeriu a comemoração em 1º de outubro, mas na maioria dos países a data é celebrada em 29 de setembro. Para os amantes do café a data pode ser comemorada todo dia.
Fale Conosco
22