Recursos Humanos

Helibras já treinou mais de 70 pilotos no seu Centro de Treinamento e Simuladores (CTS)

CTS do Rio de Janeiro ministra cursos para operadores militares e do mercado offshore.

Assessoria/Redação
28/04/2016 19:16
Helibras já treinou mais de 70 pilotos no seu Centro de Treinamento e Simuladores (CTS) Imagem: Cortesia Helibras Visualizações: 206

O Centro de Treinamento e Simuladores (CTS) da Helibras atingiu a marca de mais de 70 alunos treinados no Brasil em cinco meses de atividade. A Marinha do Brasil e o Exército Brasileiro são alguns dos operadores militares que já iniciaram as aulas no mais moderno Full Flight Simulator (FFS) de H225M, único deste modelo de helicóptero instalado nas Américas.

Com banco de dados visual, capaz de armazenar sistemas e cenários tanto militares, para o H225M, quanto civis, para operadores do H225, o simulador também é utilizado no treinamento de pilotos das empresas do segmento de Petróleo & Gás, como a BHS, subsidiária brasileira da canadense CHC, e a OMNI, operadora do grupo multinacional OHI.

A BHS adquiriu mais de 500 horas de treinamento em FFS por ano para capacitar e treinar seus pilotos no simulador com o emprego de instrutores da Helibras.

“Ter um centro de treinamento brasileiro significa a possibilidade de treinamento próximo das bases dos operadores, com um menor custo em deslocamentos, menor período de ausência das escalas de voo de suas empresas e com sessões ministradas na língua portuguesa”, lembra Alberto Duek, Gerente de Treinamento da Helibras.

Os treinamentos realizados no FFS permitem simular praticamente todos os tipos de operação e de situação que o piloto encontra em uma missão real. Para os militares, há treinamentos específicos, como por exemplo, o treinamento de voo com óculos de visão noturna (NVG) ou o emprego de equipamento de imagem térmica tipo FLIR.

Com a qualificação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e com o selo de qualidade do Grupo Airbus Helicopters, os operadores podem realizar qualquer outro tipo de treinamento. Entre os que podem ser realizados no CTS da Helibras estão os de revalidação de qualificação de tipo H225/H225M, treinamento inicial do modelo, cursos específicos como Busca e Salvamento (SAR) e Line Oriented Flight (LOFT).

Vale ressaltar que um simulador de voo tem o propósito principal de melhorar a segurança operacional. Além disso, é uma excelente ferramenta para aumentar a eficiência da operação, reduzindo custos.

Sobre a Helibras

A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros e completou, em 2015, 37 anos de atividades. Desde a sua fundação, em 1978, a empresa já entregou mais de 750 helicópteros no Brasil, sendo 70% do modelo Esquilo, fabricado em Itajubá (MG). Em 2012, começou a produzir o modelo H225M (militar), tendo construído uma nova linha de montagem e ampliado todas as suas instalações para esse novo programa. A Helibras é subsidiária da Airbus Helicopters, que pertence ao Airbus Group, pioneiro mundial nos segmentos aeroespacial e de serviços relacionadas à defesa. Com participação de 50% na frota brasileira de helicópteros a turbina, a Helibras é líder de mercado e mantém instalações em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Sua fábrica, que emprega mais de 600 profissionais e tem capacidade de produção de 36 aeronaves por ano, produz e customiza diversos modelos que atendem aos segmentos civil, governamental e militar. Em 2014, a empresa registrou faturamento total de R$ 671 milhões. Mais informações: www.helibras.com.br.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13