Rio Oil & Gas 2020

Grupo Solvay lança tecnologia para produção de nova geração de risers flexíveis e nova solução para controle microbiológico

Redação TN Petróleo/Assessoria
01/12/2020 20:48
Visualizações: 241

Um dos principais fornecedores para o mercado de óleo e gás em nível global, o Grupo Solvay está fazendo o lançamento de plataforma tecnológica que combina polímeros especiais e compósitos para a produção de uma nova geração de risers flexíveis. Ao mesmo tempo, a empresa está apresentando a tecnologia inovadora Combact® que oferece maior eficiência e menor impacto ambiental para controle microbiológico na indústria de exploração e produção de petróleo e gás.

O lançamento dessas novidades ocorre na Rio Oil & Gas 2020, maior evento de petróleo e gás da América Latina e que este ano acontece virtualmente entre os dias 1 e 3 de dezembro (terça a quinta-feira). O evento é realizado pelo Instituto Brasileiro do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) e este ano tem como tema "Energia para um mundo em transformação".

Compósitos termoplásticos – À medida que avança a exploração de petróleo nas camadas do pré-sal e do pós-sal ficam mais críticas as condições de operação em poços mais profundos, e que contam com elevados níveis de temperatura, pressão e acidez.

"Para o Grupo Solvay, esse cenário significa novas oportunidades. Temos um portfólio vasto, com soluções integradas para atender às novas demandas tecnológicas e, portanto, posição privilegiada para liderar a introdução de compósitos termoplásticos no segmento de risers", destaca Sergio Detoie, líder da Plataforma de Termoplásticos Compósitos na região.

Com os seus polímeros especiais Solef® PVDF, a empresa já possui um histórico de sucesso de mais de 25 anos em exploração de gás e petróleo offshore (no mar), Esses polímeros continuam sendo empregados, no entanto, dentro de uma nova plataforma tecnológica criada pela Solvay, eles passam a ser combinados com fibras de carbono, produzindo termoplásticos compósitos para, por exemplo, substituir as estruturas metálicas que constituem a tubulação e são os principais alvos de danos por corrosão.

A partir dessa nova plataforma tecnológica, com os materiais da Solvay, pode ser produzida uma nova geração de risers flexíveis, que oferecem resistência à alta temperatura e à alta pressão, além de resistência química elevada. São mais simples de serem armazenados, transportados, instalados e desinstalados, proporcionando mais segurança durante as operações; e possuem uma excelente barreira para gases corrosivos como o dióxido de carbono (CO2) e o sulfeto de hidrogênio (H2S).

InstitucionalPrimeiro protótipo do mundo – Desenvolvedora e detentora da tecnologia que viabiliza essa terceira geração de risers, a Solvay firmou parcerias internacionais com os principais fabricantes desses produtos.

"Acreditamos que essa interação resultará no lançamento do primeiro protótipo de riser compósito do mundo, que será testado em águas brasileiras", adianta Alexandre Simões, Gerente de Desenvolvimento do Mercado de Petróleo e Gás da área global de negócios Specialty Polymers da Solvay.

Mais leves e muito mais resistentes, os novos risers compósitos são capazes de atender às demandas mais críticas e agressivas impostas pelos novos reservatórios de petróleo, contribuindo também para diminuir o custo total da produção, acrescenta Alexandre Simões.

Simões reforça que a nova geração de risers não substitui as anteriores, que continuam sendo adotadas em campos de petróleo com especificações técnicas. "As evoluções do nosso portfólio se traduzem em risers flexíveis com melhor desempenho. Estamos trabalhando em novos grades de PVDF tanto para os risers compósitos como para os flexíveis tradicionais", completa Alexandre Simões.

Os termoplásticos compósitos do Grupo Solvay também estão sendo projetados para a indústria automotiva e para veículos aéreos urbanos (como drones e carros voadores), segmento ainda em fase de desenvolvimento no mundo.

Combact®, a nova solução de controle microbiológico

A tecnologia Combact®, patenteada pelo Grupo Solvay, promete revolucionar o controle microbiológico na indústria petrolífera ao usar menos recursos e garantir um desempenho superior em comparação aos biocidas convencionais.

Problema nos processos de exploração e produção de petróleo, algumas bactérias geram resíduos ácidos que provocam a corrosão de estruturas e tubulações metálicas. Para combatê-las, é preciso aplicar produtos químicos com ação bactericida.

A linha Combact® é a mais nova solução desenvolvida pela companhia para esta aplicação e que está alinhada ao programa de sustentabilidade Solvay One Planet, elaborado em torno de três pilares: proteger o clima, preservar recursos e promover uma vida melhor.

Divulgação

"Desenvolvemos uma formulação que tem menos da metade da concentração de ativos biocidas e um desempenho entre 30 e 40% superior, em comparação aos produtos tradicionais desta indústria", anuncia Eder Torres, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da unidade global de negócios Novecare da Solvay.

Com a Combact®, é possível realizar o tratamento microbiológico utilizando uma quantidade menor de produto biocida, garantindo, ao mesmo tempo, uma maior eficiência no controle de processo e um meio ambiente menos impactado.

"A linha Combact® foi desenvolvida para nossos os clientes que buscam soluções com menor custo total de propriedade (melhor relação de custo-benefício) e com menor impacto ambiental", acrescenta Eder Torres. A produção da Combact® está concentrada nas unidades industriais da Solvay em Itatiba e Taboão da Serra, em São Paulo.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20