<P>O Grupo Multigrain planeja concluir as obras do terminal Cereal Sul, na região do Paquetá, no Porto de Santos, nos próximos dois meses. A expectativa da empresa é que as operações nas novas instalações possam começar em setembro.<BR> <BR>O terminal Cereal Sul está sendo erguido em...
A Tribuna - SPO Grupo Multigrain planeja concluir as obras do terminal Cereal Sul, na região do Paquetá, no Porto de Santos, nos próximos dois meses. A expectativa da empresa é que as operações nas novas instalações possam começar em setembro.
O terminal Cereal Sul está sendo erguido em uma área de aproximadamente 4 mil metros quadrados, em um terreno antes ocupado pela Praça Silvério Fontes, na saída do porto para a Rua João Pessoa. Há três anos, o espaço abrigava o Monumento ao Trabalhador Portuário, que foi deslocado para uma das lateriais do empreendimento.
De acordo com o gerente de Portos do Grupo Multigrain, Alexandre Moura, as obras civis estão em ritmo acelerado. Ele estimou que 90% dos trabalhos de edificação já foram feitos.
Atualmente, a empresa está desenvolvendo o prédio administrativo, a subestação elétrica e o túnel de carregamento de produtos.
Mas já foram erguidos os três silos, com capacidade estática para 12 mil toneladas cada um. Com 26 metros de altura e 24 metros de largura, os silos devem ter a cobertura concluída até o final de maio, sendo que o primeiro deles será coberto até este domingo.
Paralelamente, a empresa vai fazer a montagem de equipamentos e a instalação elétricas, que ainda não ficaram prontos. ‘‘Tivemos um atraso inicial na obra, que terminaria em julho, mas conseguimos reverter a situação e agora estamos um mês adiantados’’, estimou Moura.
Ao final das obras, o gerente de Portos do grupo empreendedor fará os pedidos de licenciamento para dar início às operações no terminal Cereal Sul. Segundo ele, a expectativa é que a obtenção das licenças aconteça entre um e dois meses.
‘‘Terminou a obra começam as buscas pela documentação, com os órgãos certificadores como Anvisa, Ministério da Agricultura. Depois, vem o alfandegamento (permissão aduaneira para operar), que será pedido à Secretaria da Receita Federal (SRF)’’, explicou.
Quando pronto, o Cereal Sul terá capacidade para movimentar 600 mil toneladas de trigo por ano. Para implantar o novo terminal, que se interligará ao cais por esteiras, o Grupo Multigrain irá investir R$ 25 milhões, sendo que 60% foram financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Fonte: A Tribuna - SP
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