Sustentabilidade

Grupo Libra lança 1º GRI do setor portuário

Um dos maiores operadores portuários e de logística de comércio exterior do país, o Grupo Libra, desenvolveu o primeiro Relatório de Sustentabilidade de uma empresa do setor portuário. O documento segue as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), e s

Redação
29/08/2012 13:27
Visualizações: 1081
Um dos maiores operadores portuários e de logística de comércio exterior do país, o Grupo Libra, desenvolveu o primeiro Relatório de Sustentabilidade de uma empresa do setor portuário. O documento segue as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), e será entregue aos colaboradores, fornecedores, parceiros e clientes.

”O relatório reflete a evolução do nosso modelo de gestão. É fruto de uma longa e profunda reflexão que envolveu diversos stakeholders e trouxe um novo olhar sobre a empresa”; explica Cláudia Falcão, diretora de Desenvolvimento Organizacional. “Para nós, ficou claro que a sustentabilidade é o tema transversal do sistema de gestão. Temos como compromisso tornar isso transparente para todos os elos da nossa cadeia produtiva”, completa Cláudia.

O Grupo Libra acredita que esforços conjuntos têm o poder de tornar as relações mais éticas e promover a sustentabilidade no planeta. Tanto que tornou-se signatário do Pacto Global e membro do Comitê Brasileiro do Pacto Global, iniciativa das Organização das Nações Unidas que estabelece princípios relacionados a diretos humanos, práticas trabalhistas, meio-ambiente e atuação ética.

A Visão de Sustentabilidade do grupo é dividida em 4 pilares:

- Atuar de forma ética e transparente;
- Melhorar o aproveitamento dos recursos naturais;
- Ser parceiro no desenvolvimento das comunidades de entorno;
- Evoluir de forma consistente na gestão dos colaboradores.

Outra iniciativa importante foi o Canal de Ouvidoria Interna, por meio do qual os colaboradores de todas as empresas do grupo podem fazer consultas, sugestões, elogios, reclamações ou denúncias. O Comitê de Ouvidoria analisa as principais ocorrências e determina estratégias para os casos especiais.

Nas áreas de gestão ambiental e projetos sociais, os resultados foram auspiciosos. Exemplos são a redução de 7,6 % das emissões de gases de efeito estufa (GEE) entre 2010 e 2011 e de 83,3% em resíduos perigosos no Porto de Santos - projeto que venceu a categoria “Sustentabilidade em Processos e Serviços” do Prêmio Eco 2011, promovido pelo jornal "Valor Econômico" -, além da adoção de tecnologias com baixo impacto ambiental, como por exemplo o investimento em equipamentos que consomem 50% menos óleo diesel.

O Prêmio Libra de Inovação e Sustentabilidade, criado há quatro anos para estimular e valorizar as boas práticas, tornou possível que os colaboradores se apropriem das práticas no tema. Desde sua criação, já são mais de 400 projetos e ideias de todas as empresas do grupo.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pessoas
José Guilherme Nogueira assume coordenação da Comissão d...
02/03/26
Evento
ABPIP realiza 1º Workshop ABPIP + ANP 2026 sobre especif...
02/03/26
Combustível
Etanol amplia perdas e encerra semana com nova queda nos...
02/03/26
Gasodutos
ANP fará consulta pública sobre valoração da Base Regula...
27/02/26
ANP
Combustível do Futuro: ANP aprova duas resoluções para r...
27/02/26
Evento
ONIP formaliza Comitê de Empresas em evento na Casa Firjan
27/02/26
Pessoas
Abegás elege nova composição do Conselho de Administraçã...
27/02/26
Firjan
Mesmo com tarifaço, petróleo faz corrente de comércio do...
26/02/26
Exportações
Vast bate recorde de embarques de óleo cru para exportaç...
26/02/26
Resultado
ENGIE Brasil Energia cresce 14,6% em receita e investe R...
26/02/26
Royalties
Valores referentes à produção de dezembro para contratos...
25/02/26
Premiação
BRAVA Energia recebe prêmio máximo na OTC Houston pelo p...
25/02/26
Documento
ABPIP apresenta Agenda Estratégica 2026 ao presidente da...
25/02/26
Câmara dos Deputados
Comissão especial debate papel dos biocombustíveis na tr...
25/02/26
FEPE
O desafio de formar e atrair talentos para a indústria d...
24/02/26
Royalties
Valores referentes à produção de dezembro para contratos...
24/02/26
Energia Solar
Conjunto Fotovoltaico Assú Sol, maior projeto solar da E...
23/02/26
Internacional
UNICA e entidade indiana firmam acordo para ampliar coop...
23/02/26
Onshore
Possível descoberta de petróleo no sertão cearense mobil...
23/02/26
Oferta Permanente
ANP realizará audiência pública sobre inclusão de 15 nov...
23/02/26
Internacional
Brasil e Índia: aliança no setor de bioenergia em pauta ...
23/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.