Engenharia

Grupo de Tecnologia e Engenharia de Petróleo (GTEP) do CTC/PUC-Rio é premiado

Grupo estuda os efeitos geomecânicos em reservatórios de petróleo.

Redação / Assessoria
30/03/2015 15:29
Visualizações: 1219

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) acaba de se tornar um NVIDIA CUDA Research Center, distinção dada a Centros de Pesquisas que se destacam em pesquisas para processamento científico em GPUs (placas de processamento gráfico para computadores - Graphics Processing Unit). A chancela da NVIDIA, empresa norte-americana fabricante de GPUs, coloca a PUC-Rio na elite científica entre os estudos que utilizam a linguagem de programação CUDA, exclusiva da empresa, e passa a fazer parte de um seleto grupo de instituições dedicadas à implementação de soluções científicas utilizando GPUs.  A PUC-Rio foi a única universidade brasileira a receber esta certificação em 2015, sendo resultado de um projeto desenvolvido pelo Grupo de Tecnologia e Engenharia de Petróleo (GTEP) do Departamento de Engenharia Civil do Centro-Técnico Científico da PUC-Rio(CTC/PUC-Rio), em parceria com a Rede Temática CARMOD, da Petrobras.

Coordenado pelo Professor Sergio A. B. da Fontoura, do Departamento de Engenharia Civil, com os desenvolvimentos em CUDA conduzidos pelos pesquisadores Nelson Inoue, Carlos Emmanuel Ribeiro Lautenschläger, Guilherme Lima Righetto e Rafael Augusto do Couto Albuquerque, o objetivo do projeto do GTEP é compreender os efeitos geomecânicos, como a deformação de rochas em reservatórios de petróleo. O estudo de modelos de reservatórios é feito através de simulações computacionais que dividem o ambiente em milhões de células e elementos, fazendo com que o tempo de processamento seja muito longo.

Para resolver esta questão, o GTEP desenvolveu uma forma eficiente de substituir os cálculos executados na unidade central de processamento (CPU) pela execução dos cálculos diretamente em placas gráficas (GPUs), usando um programa de elementos finitos escrito em uma linguagem de programação pioneira que permite que as análises sejam feitas mais rapidamente e, com isto, aproveitando o grande potencial de paralelismo das GPUs. Esta tecnologia permite que o usuário tenha um grande poder de processamento, reduzindo o espaço ocupado, o gasto com energia elétrica e o custo de aquisição, quando comparado com clusters de computadores convencionais. “Foi necessário reescrever os programas, tornando-os paralelos e otimizados, a fim de tirar o máximo desempenho das GPUs”, declara Fontoura.

Paralelamente à premiação, o GTEP/PUC-Rio foi selecionado para participar do GTC 2015 (GPU Technology Conference). De 17 a 20 de março, o Dr. Nelson Inoue representará o GTEP no evento anual da NVIDIA em San José, Califórnia, EUA, onde irá apresentar os resultados deste estudo. “Fomos selecionados antes mesmo da chancela, mas já foi uma vitória estarmos em um congresso que reúne os maiores especialistas em computação paralela e que atrai participantes de mais de 50 países diferentes”, revela Inoue.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Bacia de Santos
Acordos de Individualização da Produção (AIP) das Jazida...
05/05/26
Energia Solar
ENGIE investirá R$ 5 milhões em três projetos para inova...
05/05/26
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Média de abril é a mais baixa em quase doi...
05/05/26
Pessoas
Josiani Napolitano assume presidência da ABiogás em mome...
05/05/26
Internacional
Na OTC Houston 2026, Firjan SENAI realiza edição interna...
04/05/26
Reconhecimento
BRAVA Energia recebe prêmio máximo global do setor pelo ...
04/05/26
Internacional
Brasil reafirma protagonismo tecnológico na OTC Houston ...
04/05/26
Pré-Sal
PPSA encerra 2025 com lucro líquido de R$ 30,1 milhões
04/05/26
Resultado
Com 5,531 milhões boe/d, Brasil segue com produção recor...
04/05/26
Sustentabilidade
Ipiranga lança Relatório de Sustentabilidade 2025 com av...
02/05/26
Internacional
Brasil reafirma protagonismo tecnológico na OTC Houston ...
02/05/26
Combustíveis
Diesel lidera alta dos combustíveis em abril, mostra Mon...
30/04/26
Reconhecimento
BRAVA Energia recebe prêmio máximo global do setor pelo ...
30/04/26
Etanol
E32 impulsiona etanol e reforça liderança do Brasil em b...
30/04/26
Meio Ambiente
Brasil aparece entre maiores emissores de metano em ater...
30/04/26
Oferta Permanente
Audiência pública debate inclusão de novos blocos no edi...
30/04/26
Exportações
Setor de óleo e gás e parlamentares discutem Imposto de ...
29/04/26
Evento
PortosRio participa do Rio de Janeiro Export 2026 e dest...
29/04/26
Royalties
Valores referentes à produção de fevereiro para contrato...
29/04/26
Resultado
Foresea registra melhor ano de sua história e consolida ...
29/04/26
Internacional
OTC Houston: ANP participa de painéis e realiza evento c...
29/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23