Redação/Assessoria
A Associação Brasileira de Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) considera que o Governo do Rio de Janeiro tomou uma decisão acertada ao liberar os veículos convertidos para o Gás Natural Veicular (GNV) da vistoria anual do Detran.
Afinal, os veículos convertidos para GNV já são submetidos a uma vistoria muito mais rigorosa, com certificação do Inmetro.
A decisão do Governo do Rio de Janeiro atende a um pleito antigo dos usuários de GNV que, por conta deste rito burocrático, eram obrigados a sacrificar um dia de trabalho.
A Abegás, no entanto, ressalta que ainda existem pontos a aprimorar para incentivar ainda mais o uso do GNV, combustível mais econômico e que cumpre importante papel na redução dos níveis de poluição atmosférica.
Uma dessas medidas fundamentais é a fiscalização, pelo Inmetro, das retestadoras de cilindros de GNV e dos Organismos de Inspeção.
A Abegás reforça a importância de que os usuários de veículos movidos a GNV observem, sempre, os quatros passos a seguir para garantir a segurança:
(a) Instale o kit GNV em oficina homologada pelo Inmetro (www.inmetro.gov.br);
(b) Informe-se na oficina sobre qual kit é o mais adequado para o seu veículo e se os componentes são certificados pelo Inmetro;
(c) Uma vez instalado o kit GNV, realize a inspeção veicular em organismo credenciado pelo Inmetro, e retire seu certificado de segurança veicular após a vistoria;
(d) Com o certificado de segurança veicular e o documento original do veículo em mãos, realize a atualização da documentação do veículo (oficialização do kit GNV) junto ao Detran de sua cidade.
Fale Conosco
21