Sergipe Oil & Gas 2023

Governo do Estado apresenta oportunidades e potencialidades durante 'Sergipe Oil & Gas'

Evento acontece ao longo destas quarta e quinta-feira, 16 e 17, e reúne diversos agentes do segmento para realização de negócios e troca de experiências

Redação TN Petróleo/Assessoria
16/08/2023 21:15
Governo do Estado apresenta oportunidades e potencialidades durante 'Sergipe Oil & Gas' Imagem: Governo de Sergipe Visualizações: 1095 (0) (0) (0) (0)

Em mais uma oportunidade de debater assuntos acerca do segmento de petróleo e gás natural, Sergipe recebe a 2ª edição do 'Sergipe Oil & Gas', promovido pelas empresas BrainMarket Inteligência de Mercado e Eolus, com correalização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas de Sergipe (Sebrae) e apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec). O evento, que acontece durante os dias 16 e 17 de agosto, no hotel Vidam, em Aracaju, tem como objetivo dar continuidade ao fomento da cadeia produtiva de óleo e gás e na atração de novos negócios para o estado.

Assim como na primeira, esta segunda edição do evento reuniu representantes da administração direta e indireta, agentes do setor energético, empresas do ramo industrial e fornecedoras de bens e serviços de O&G, entidades setoriais, de pesquisa e promoção comercial, fundos de investimentos e startups, que participam dos debates e têm a oportunidade de trocar experiência com os demais participantes.

Durante seu discurso, o governador do Estado, Fábio Mitidieri, parabenizou os realizadores do evento e pontuou que o petróleo e gás são temas prioritários em sua gestão. “Nós fazemos questão de criar condições de atratividade e competitividade no segmento, como também trabalhamos diuturnamente na atração de indústrias que venham consumir uma parte significativa desse gás, gerando desenvolvimento, emprego e renda para Sergipe. Estamos construindo a infraestrutura, as condições tributárias e de regulação, buscando investidores, e o mais importante: estamos dispostos a fazer acontecer, com auxílio de um povo trabalhador, que, sem dúvidas, estará junto conosco neste objetivo”, disse o governador.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Valmor Barbosa, foi o responsável pela apresentação das oportunidades de investimentos em Sergipe. “Com este momento, temos a oportunidade de dar visibilidade a todo o trabalho que é desenvolvido pelo Governo do Estado, através da Sedetec e demais órgãos, e de mostrar todas as potencialidades que nosso estado oferece neste segmento. É um prazer muito grande participar pela segunda vez deste evento, agora como secretário da pasta do desenvolvimento econômico, e vamos continuar empenhados no crescimento do mercado de petróleo e gás em Sergipe”, informou.

Palestras

A manhã também foi marcada pelo painel ‘Institucional Regulatório: Onshore no Brasil - Potencial E&P em Sergipe'. A diretora na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Symone Araújo, retratou a atuação da ANP no setor e falou sobre as expectativas das novas fronteiras de exploração. “É preciso ser muito visionário, conhecer muito do setor para enxergar o papel que exerce a reativação das atividades de óleo e gás no Nordeste. Hoje, no Brasil, nós temos no mar significativamente a bacia de Campos e do Espírito Santo, notadamente por conta do pré-sal, e agora nós temos Sergipe-Alagoas, e todos estamos trabalhando no sentido de buscar o alcance de todo o desenvolvimento que virá com essa nova fronteira”, disse.

A manhã seguiu com outras palestras que também foram destaques, como: 'Harmonização regulatória de Sergipe e a situação do Estado no Relivre', ministrada pelo diretor na Câmara Técnica de Gás Canalizado na Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese), Douglas Santos. “É importante destacar o esforço que temos feito para harmonizar a nova Lei do Gás, de autoria do senador Laércio Oliveira. Além disso, temos a missão de colaborar para o desenvolvimento regulatório do estado, pois queremos crescer, nos desenvolver, e não ficar estagnados onde estamos porque o mercado é dinâmico”, afirmou.

Falando sobre 'Relivre: visão geral e análise regulatória de Sergipe, a analista em Energia na Abrace, Natália Seiko, pôde contribuir com o debate acerca do assunto. “Estamos com a oportunidade de transformar o gás natural como o energético do momento, principalmente por ele representar o energético com menor emissão de poluentes em relação aos demais combustíveis fósseis. Temos atuado também fortemente junto aos estados, para a gente tentar trazer justamente essa modernização regulatória, para que esses consumidores possam migrar para um ambiente que ele consiga contratar diretamente essas novas condições de gás e de transporte”, pontuou.

Já a consultora Técnica na Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Ana Claudia Sant'Ana Pinto, trouxe em pauta as  'Perspectivas e desafios para o desenvolvimento da demanda de gás da Região Nordeste'. “Existem diversas oportunidades de investimentos no Nordeste. Além dessas oportunidades, temos que falar do potencial offshore nos próximos anos. Temos muitos desafios e estamos trabalhando para transformar o ambiente regulatório muito mais propício”, disse.

O evento segue à tarde, com outras palestras: 'Projeto SEAP'; 'Carteira de Investimento da Carmo Energy'; 'Desafios dos pequenos operadores no Onshore'; 'Apresentação do portfólio de serviços e suas demandas para cadeia produtiva do Estado'; e 'Serviços na cadeia de exploração'. 

O Sergipe Oil & Gas 2023 tem os seguintes patrocinadores:

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
Petrobras e Portobello firmam parceria inédita para forn...
09/05/25
Recursos Humanos
Divulgados resultados preliminares do PRH-ANP 2025
09/05/25
Pré-Sal
Petrobras faz uma grande descoberta de petróleo no pré-s...
09/05/25
Startups
Prorrogado até 12/5 o prazo para recursos no NAVE ANP
09/05/25
OTC HOUSTON 2025
Oil States é destaque na OTC Houston 2025 com inovação p...
08/05/25
OTC HOUSTON 2025
Na OTC Houston 2025, Firjan participa da assinatura de M...
08/05/25
OTC HOUSTON 2025
ABEMI reforça presença estratégica na OTC 2025
08/05/25
OTC HOUSTON 2025
ONIP apresenta oportunidades de investimentos no Brasil
08/05/25
OTC HOUSTON 2025
EPE apresenta estudo sobre integração do biometano à inf...
08/05/25
Bacia de Santos
Karoon conclui aquisição do FPSO Cidade de Itajaí
08/05/25
OTC HOUSTON 2025
Empresa brasileira é destaque na OTC com estudo inédito ...
08/05/25
OTC HOUSTON 2025
Tecnologia da brasileira Vidya está sendo usada em opera...
08/05/25
Taxa Selic
Aumento da Selic em 14,75% aponta riscos à indústria e à...
08/05/25
OTC HOUSTON 2025
OTC 2025, em Houston, conta com presenças da Tenenge e E...
07/05/25
Evento
Vendas de ingresso do Seminário de Gás Natural do IBP es...
07/05/25
OTC HOUSTON 2025
Comitiva sergipana em feira nos EUA se reúne com diretor...
07/05/25
Sergipe Oil & Gas 2025
SOG25 vai dar destaque ao potencial de Sergipe na produç...
07/05/25
OTC HOUSTON 2025
Petrobras, IBP, Sinaval e ApexBrasil fomentam novos negó...
07/05/25
Resultado
Vibra tem crescimento inédito no 1T25
07/05/25
Offshore
Descomissionamento de plataformas fixas em águas rasas a...
07/05/25
OTC HOUSTON 2025
Vesper, líder em Ventiladores e Exaustores industriais E...
07/05/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22