QAV

GOL e TAP adotam o IATA FuelIS para otimizar o uso de combustível no longo prazo

Redação TN Petróleo/Assessoria IATE
03/06/2025 16:17
GOL e TAP adotam o IATA FuelIS para otimizar o uso de combustível no longo prazo Visualizações: 715

A Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) anunciou que a GOL e a TAP Air Portugal são as primeiras empresas aéreas a usar o IATA FuelIS, uma solução de análise avançada que ajuda as empresas aéreas a otimizar o consumo de combustível.

roteiro para zero emissão líquida de carbono da IATA destaca que as melhorias tecnológicas e de eficiência operacional – que reduzem diretamente o consumo de combustível – devem contribuir para cerca de 10% da redução de emissões em 2050*.

"A gestão de combustível é fundamental para as empresas aéreas. Dependendo do preço vigente do combustível de aviação, geralmente representa de 25% a 30% do total de custos. Além disso, com a descarbonização das empresas aéreas, será necessário monitorar e gerenciar os custos relacionados às emissões de carbono, que estão diretamente relacionados ao consumo de combustível. Com o FuelIS, é possível entender o desempenho de uma empresa aérea em comparação com seus pares do setor para identificar potenciais eficiências que reduzem custos e melhoram o desempenho ambiental. O forte apoio de 220 empresas aéreas que contribuem com dados operacionais sobre o consumo de combustível, associado à melhoria contínua das capacidades de análise, torna o FuelIS uma ferramenta muito atraente", afirma Nick Careen, vice-presidente sênior de operações, segurança e proteção da IATA.
 

Precisão e confiabilidade dos dados

O IATA FuelIS ajuda as empresas aéreas a comparar a eficiência de combustível de suas aeronaves ou motores com as médias do setor, obtendo informações valiosas sobre mercados, regiões, países e tipos de frota específicos com base em dados operacionais reais. O IATA FuelIS utiliza dados da plataforma IATA Global Aviation Data Management (GADM). Estes dados são provenientes do programa Flight Data eXchange (FDX), que agora inclui dados de combustível de mais de 220 empresas aéreas do mundo todo, abrangendo mais de 8 milhões de voos por ano.

O IATA FuelIS se integra perfeitamente com a Fuel Efficiency Gap Analysis (FEGA) da IATA, utilizando os dados da plataforma para desenvolver e acompanhar estratégias de otimização de combustível. Desde 2005, a IATA tem feito parcerias com empresas aéreas de todas as regiões do mundo, ajudando o setor a identificar possíveis reduções anuais de 4,76 milhões de toneladas no consumo de combustível, o que equivale a US$ 3,8 bilhões de dólares por ano.

"O combustível é um fator importante nos custos da TAP Air Portugal. A gestão do consumo é uma prioridade considerando suas implicações no custo e a sua contribuição para a descarbonização. Cada quilo de combustível poupado conta. As informações fornecidas pelo FuelIS nos ajudam a medir o impacto da modernização da nossa frota e da nossa transição de longo prazo para o SAF. Também apoia uma estratégia de otimização de combustível mais responsiva às mudanças operacionais e do mercado", adiciona Luís Rodrigues, CEO da TAP Air Portugal.

"O combustível é um fator significativo nos custos de todas as empresas, e o gerenciamento do consumo de combustível é sempre importante e pode ser uma vantagem competitiva significativa. Com o FuelIS, temos os dados que nos ajudam a tomar melhores decisões sobre combustível, além de permitir comparar o nosso progresso com o do setor. Nossa adesão ao FuelIS é mais um passo importante no nosso compromisso de aprimorar continuamente as nossas operações, garantindo desempenho de alto nível e redução de custos", declara Albert Pérez, vice-presidente de operações da GOL.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Exportação
Petrobras irá vender seis milhões de barris de petróleo ...
17/10/25
COP30
IBP e Câmara Brasil-Texas debatem papel estratégico do B...
17/10/25
Bacia de Campos
ANP autoriza retorno da produção do FPSO Peregrino
17/10/25
OTC Brasil 2025
Equinor marca presença na OTC Brasil 2025 e apresenta so...
17/10/25
Firjan
Em reunião do Conselho de Petróleo e Gás da Firjan, pres...
16/10/25
Parceria
Nexio fecha parceria com Porto do Açu para projetos de i...
16/10/25
Pernambuco
Petrobras e Tenenge avançam na construção de nova unidad...
16/10/25
Bacia de Santos
Bacalhau, maior campo internacional da Equinor, inicia o...
16/10/25
Petrobras
Reduc é a primeira refinaria do país certificada para pr...
16/10/25
PPSA
Produção de petróleo da União atingiu 168 mil barris por...
15/10/25
iBEM26
Brasil diversifica sua matriz energética
15/10/25
Evento
PortosRio marca presença na Rio+Agro 2025
14/10/25
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Vendas de hidratado quase dobram na semana
14/10/25
Combustíveis
ANP recebe mais um equipamento que detecta teor de biodi...
10/10/25
Petrobras
Investimentos de R$ 2,6 bilhões na Bahia são anunciados ...
10/10/25
Petrobras
O supercomputador Harpia entra em operação
10/10/25
PPSA
PPSA publica edital do Leilão de Áreas Não Contratadas
09/10/25
ROG.e
IBP lança nova ROG.e: maior festival de energia do planeta
09/10/25
Biometano
Cedro e Gás Verde inovam com a descarbonização da logíst...
09/10/25
Energia Elétrica
CCEE conclui liquidação do Mercado de Curto Prazo do Set...
08/10/25
IBP
Posicionamento - Proposta de elevação da alíquota do Fun...
08/10/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23