acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Siderurgia

Gerdau firma acordo de cooperação técnica com a JFE Steel Corporation para a produção de chapas grossas

07/02/2016 | 15h22
Gerdau firma acordo de cooperação técnica com a JFE Steel Corporation para a produção de chapas grossas
Cortesia Gerdau Cortesia Gerdau

A Gerdau acaba de firmar um acordo de cooperação técnica com a empresa japonesa JFE Steel Corporation para a fabricação de chapas grossas no Brasil, um produto de aço com elevado valor agregado, voltado para atender o mercado das Américas. O acordo permitirá otimizar a curva de aprendizado do laminador de chapas grossas, equipamento que entrará em operação no mês de julho na usina Ouro Branco (MG), marcando a expansão da linha de produtos da Gerdau no segmento de aços planos. Inicialmente, a entrada em operação do laminador estava prevista para o final de 2016 e, portanto, foi antecipada.

Os consultores técnicos da JFE apoiarão à Gerdau a elevar o domínio tecnológico da produção de chapas grossas, permitindo assim uma evolução mais rápida de seus processos de fabricação. O acordo de cooperação técnica abrangerá tanto a laminação quanto a aciaria. Dessa forma, o suporte dos japoneses será completo para o desenvolvimento de novos produtos. No mês de julho, o laminador já estará produzindo a sua gama completa de bitolas.

"Escolhemos a JFE Steel Corporation por ser referência mundial em tecnologia na produção de chapas grossas, além de um dos principais fabricantes globais do produto", afirma André B. Gerdau Johannpeter. Com a cooperação técnica, o mercado será atendido pela Gerdau com produtos de alta qualidade tecnológica, de forma ágil e eficiente. A produção das chapas grossas na usina de Ouro Branco permitirá a substituição de parte das importações desse produto no Brasil e o atendimento a novos nichos de mercado.

A capacidade instalada anual do novo laminador é de 1,1 milhão de toneladas de chapas grossas, que são utilizadas nos setores da construção civil, óleo e gás, naval, energia eólica, rodoviário, máquinas e equipamentos, entre outros. A Gerdau iniciou a sua produção de aços planos no Brasil em 2013 na usina Ouro Branco, com a instalação de um laminador de bobinas a quente, cuja capacidade instalada é de 800 mil toneladas por ano. Em janeiro de 2016, o laminador de bobinas a quente atingiu a marca de 1 milhão de toneladas de produção desde o início de sua operação.

Sobre a Gerdau

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. A Gerdau possui plantas industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas de aço por ano. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. As ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.



Fonte: Assessoria/Redação
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar