Pessoas

Geólogo brasileiro é eleito presidente do WPC

O brasileiro Renato Bertani, diretor executivo da Barra Energia Petróleo e Gás, foi eleito presidente do World Petroleum Council - WPC (Conselho Mundial de Petróleo) para o triênio 2011-2014. Esta é a primeira vez que um representante do hemisfério sul é eleito para essa importante posição

Redação
05/12/2011 16:50
Visualizações: 1278
O brasileiro Renato Bertani, diretor executivo da Barra Energia Petróleo e Gás, foi eleito presidente do World Petroleum Council - WPC (Conselho Mundial de Petróleo) para o triênio 2011-2014. Esta é a primeira vez que um representante do hemisfério sul é eleito para essa importante posição no Conselho.

O WPC, fundado em 1933, é a maior entidade mundial do setor de petróleo e responsável pelo principal congresso da indústria, o World Petroleum Congress, que acontece de forma itinerante a cada três anos. A 20ª edição do evento está sendo realizada nesta semana no Qatar. O IBP faz parte da secretaria nacional do Comitê Brasileiro do WPC, onde atua desde 1996.

O Brasil tem uma trajetória de sucesso e crescimento junto a entidade desde 2002, quando sediou no Rio, a 17ª edição do Congresso Mundial de Petróleo, organizada pelo IBP e considerada uma das maiores edições do evento. Bertani era vice-presidente do WPC desde 2005 e foi responsável pela coordenação da programação técnica dos congressos realizados em Madri (2008) e agora, no Qatar.

Ele será o presidente da entidade até a próxima edição do Congresso, que acontecerá na Rússia em 2014. PhD em Geologia, Bertani trabalhou na Petrobras durante 32 anos, onde fez carreira como Diretor de Exploração e Produção da Braspetro e presidente das subsidiárias internacionais da empresa no Reino Unido e nos Estados Unidos. Em 2010, ingressou na Barra Energia Petróleo e Gás, onde exerce o cargo de diretor executivo.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Bacia de Campos
ANP fiscaliza plataforma na Bacia de Campos
14/03/26
Oferta Permanente
Inclusão de 15 novos blocos no edital da Oferta Permanen...
14/03/26
Rio de Janeiro
Prefeitura assina cessão do prédio do Automóvel Clube pa...
13/03/26
Resultado
Porto do Açu bate recorde histórico em movimentações
13/03/26
Meio Ambiente
Após COP30, IBP promove encontro para debater agenda cli...
13/03/26
QAV
Aprovada resolução que revisa as regras voltadas à quali...
13/03/26
Biocombustíveis
ANP participará de projeto de pesquisa sobre aumento de ...
13/03/26
Resultado
Petrobras recolheu R$ 277,6 bilhões de Tributos e Partic...
13/03/26
Internacional
Diesel S10 sobe 16,43% em 12 dias, mostra levantamento d...
13/03/26
Pré-Sal
Shell conclui assinatura de contratos de alienação que a...
12/03/26
Energia Elétrica
Geração distribuída atinge marco de 50 GW e se consolida...
12/03/26
FEPE
FEPE 2026: ação em movimento
11/03/26
Bacia de Santos
Lapa Sudoeste inicia produção, ampliando a capacidade no...
11/03/26
Pré-Sal
Primeiro óleo de Lapa Sudoeste consolida produção do pré...
11/03/26
Gás Natural
Gas Release pode atrair novos supridores e criar competi...
11/03/26
Resultado
PRIO registra receita de US$ 2,5 bilhões em 2025 com exp...
11/03/26
Bacia de Santos
Brasil: Início da Operação de Lapa Sudoeste
11/03/26
Pré-Sal
Seatrium impulsiona P-78 à injeção do primeiro gás após ...
11/03/26
PPSA
Assinatura de contratos de Mero e Atapu consolida result...
11/03/26
Empresas
Justiça suspende aumento de IRPJ e CSLL e decisão pode i...
10/03/26
Biodiesel
Setor de Combustíveis Defende Liberação da Importação de...
10/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.