Gasoduto

Gasene continua nos planos da Petrobras

As obras do trecho sul do Gasene, do Rio à Bahia, estão em andamento, segundo informa a Petrobras. Já a parte norte depende de reavaliação. Segundo a secretária do MME, Maria das Graças Foster, "Maranhão e Piauí terão que esperar um pouco mais."

Redação
05/07/2005 03:00
Visualizações: 322

Embora admita que alguns aspectos dos investimentos no gasoduto Sudeste-Nordeste (Gasene) estão em reavaliação, a Petrobras afirma que os trechos Cabiúnas (RJ) -Vitória(ES), Cacimbas(ES) - Vitória e Cacimbas - Catu (BA), continuam no plano estratégico da companhia, conforme apresentado em maio de 2004.
Segundo o informe enviado pela empresa, a reavaliação ocorre, principalmente, em função de mudanças no cenário de oferta e demanda de gás natural. A informação corrobora a declaração da secretária de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, Maria das Graças Foster, durante um seminário  promovido pela Câmara Britânica de Comércio, na semana passada, no Rio de Janeiro. Durante o evento, Maria das Graças afirmou: "estamos discutindo quando a parte norte do Gasene será construída. Com a falta do gás da Bolívia ele pode atrasar. É claro que não se pode pensar o país sem unificação, mas Maranhão e Piauí terão que esperar um pouco mais".
Na nota, a Petrobras informa que o abastecimento da região Nordeste no período influenciado pelo reestudo (2007-2008) se dará, principalmente, através do aumento da oferta local. Por outro lado, durante o evento, Maria das Graças comentou que o campo de Mexilhão, que seria considerado a alternativa de substituição ao gás boliviano, pode não ter tanto gás quanto se imaginava.   
A Petrobras informa que o trecho Cacimbas-Vitória está com as obras em pleno andamento, com previsão de funcionamento para dezembro de 2005, através do escoamento do gás natural dos campos de Peroá-Cangoá, inicialmente em direção a Vitória.
O trecho Cabiúnas-Vitória está em fase de diligenciamento, prevendo-se para breve processo licitatório internacional, em articulação com a Sinopec.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13