Amazonas

Gás natural chega a mais de 12 mil unidades consumidoras no Amazonas

Redação TN Petróleo/Assessoria
13/12/2022 06:31
Gás natural chega a mais de 12 mil unidades consumidoras no Amazonas Imagem: Divulgação Visualizações: 2404

O número de unidades consumidoras de gás natural atendidas pela Cigás alcança a marca de 12.158 UCs. Este é o resultado do plano de investimentos da concessionária para ampliar o número de usuários do combustível no estado. Desde o início de sua operação até outubro deste ano, já foram investidos R$ 670 milhões (em valores corrigidos) de recursos próprios da Companhia para universalização do serviço de distribuição de gás natural.

Atualmente, a rede de distribuição da Companhia, que já conta com 223 quilômetros implantados (dados de setembro/2022), leva o gás natural para as principais empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), estabelecimentos comerciais, entre os quais, os principais shoppings da cidade, academias, lavanderias e supermercados. Além disso, a rede já alcança um grande número de residências em várias zonas da cidade, além de cinco postos com Gás Natural Veicular (GNV).

Em setembro deste ano, a Cigás interligou à rede de distribuição de gás natural o Condomínio Verona Premium, que se tornou a maior unidade consumidora do segmento residencial do Norte do país. Com mais de 4,6 mil moradores, o residencial faz parte do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida.

Além disso, a Companhia também atende ao Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz, a primeira unidade hospitalar da região Norte a ser abastecida com gás natural.

Por meio de sua rede, a Cigás também distribui o gás natural para atendimento aos municípios de Anamã, Anori, Caapiranga, Coari, Codajás e Silves, sendo utilizado na geração de energia. Em Manaus, 60% da energia elétrica necessária ao abastecimento da capital é gerada a partir do uso do gás natural.

De acordo com o diretor técnico e comercial da Cigás, Clovis Correia Junior, os investimentos da Companhia na expansão do sistema de distribuição de gás natural têm ampliado a demanda pelo combustível. “O aumento da procura pelo gás natural se dá pelos seus inúmeros benefícios, entre os quais, a economia e a versatilidade”, destaca o diretor.

Segundo o diretor-presidente da Cigás, René Levy Aguiar, a Cigás segue promovendo a universalização do serviço de distribuição de gás natural, com isonomia de tratamento aos usuários, modicidade tarifária e serviço adequado. “Os resultados alcançados pela Cigás comprovam a importância da Companhia e do combustível para o desenvolvimento socioeconômico do Amazonas”, reforça o diretor-presidente.

Ampliação da malha de distribuição

Conforme planejamento de obras da Cigás, até o final de 2022, deverão ser atendidas as áreas dos projetos de implantação da rede, chamadas de bolsões, de Autaz Mirim Etapas 1 e 2, Alvorada, Chapada, Dom Pedro, Ponta Negra, Parque 10 e Industrial Etapas 2 e 3. Bairros de diversas zonas da cidade estão sendo beneficiados pelas obras, entre os quais, Alvorada, Armando Mendes, Chapada, Distrito Industrial, Dom Pedro, Ponta Negra, Flores, Parque 10 de Novembro, Planalto, São Geraldo, São José e Tancredo Neves.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP divulga empresas aptas a particip...
26/06/26
Energia Elétrica
Demanda por energia elétrica cai quase 11% nos jogos do ...
26/06/26
FPSO
MODEC e Eld Energy assinam Memorando de Entendimento par...
26/06/26
Biometano
Com apoio da ABiogás e da SEMIL, USP inaugura usina de e...
26/06/26
Rio de Janeiro
PIB do estado do Rio cresce 4,2%, puxado pelo desempenho...
26/06/26
Gás Natural
Naturgy investe R$ 4,7 milhões em infraestrutura de gás ...
26/06/26
GNL
Gás natural: aprovada resolução sobre acesso aos termina...
26/06/26
Fertilizantes
Petrobras assina contratos para retomada das obras da UF...
26/06/26
Acordo
Acelen Renováveis e Trafigura assinam acordo estratégico...
26/06/26
Energy Summit
Energy Summit 2026: arena Diálogos da Transição debate p...
26/06/26
Biometano
CGOB: ANP inicia participação social sobre Informe Técnico
26/06/26
Petrobras
Lubnor, referência em asfaltos e produtos especiais come...
25/06/26
Combustíveis
Painel dinâmico da ANP mostra dados de comercialização d...
25/06/26
Combustíveis
Aumento da mistura de etanol na gasolina fortalece produ...
25/06/26
Energy Summit
Lemon Energia recebe Ouro em Sustentabilidade no Energy ...
25/06/26
Pré-Sal
Campo de Búzios supera próprio recorde e produz 1 milhão...
25/06/26
Energy Summit
ABDI destaca redução no tempo de contratação em compras ...
24/06/26
Energy Summit
Binatural conquista Energy Summit Awards e reforça prota...
24/06/26
Energy Summit
Tauil & Chequer | Mayer Brown reúne representantes da AN...
23/06/26
Internacional
Petrobras e Pemex firmam parceria para cooperação em E&P
23/06/26
Fenasucro
Pela primeira vez, Brasil recebe congresso latino-americ...
23/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.