Redação TN
Hoje (13) e sexta-feira (14), acontece, no Rio de Janeiro, o primeiro Fórum Latinoamericano de Governança, Risco e Compliance do Setor de Petróleo e Gás (GRC 2014). O evento é organizado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) e a Associação Regional de Empresas do Setor de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da América Latina e Caribe (Arpel).
Dentre os temas que estão na programação do fórum, destacam-se os princípios e práticas de governança corporativa para gestão de riscos operacionais, econômicos e regulatórios, sociais, ambientais no setor de petróleo e gás.
“Governança, risco e compliance são três pilares que desafiam o futuro do setor de petróleo e gás. Pela primeira vez esse fórum é realizado, com o objetivo de discutir novas práticas e modelos de gestão que tornem a indústria mais sustentável”, ressaltou o presidente do IBP, João Carlos de Lucas, ao abrir o evento.
Por sua vez, o secretário executivo da Arpel, Jorge Ciacciarelli, falou sobre a importância da cooperação para implantar novos métodos de gestão de risco no setor. “O objetivo dessa reunião é iniciar um caminho sem volta de grande importância para as empresas do setor em toda a América Latina. É um trabalho que deverá ser realizado em cooperação entre empresas, governo e a população”.
O painel de abertura contou com a palestra “Governança, Risco e Compliance”, apresentada por Steve Hunt, CEO da Hunt Business Intelligence. Depois, a diretora de Prática de Risco Estratégico e Empresarial da Rims, Carol Fox, apresentou o tema “Gestão Integrada de Riscos”. Em seguida, o vice-presidente da Chevron Brasil, Dave Minemier, e o diretor executivo de exploração e desenvolvimento da YPF, Carlos Colo, falaram sobre os riscos operacionais na exploração e desenvolvimento da produção.
O Ministro de Estado Chefe da Controladoria Geral da União (CGU), Jorge Hage, vai encerrar o primeiro dia do evento com uma palestra magna sobre "O Movimento Mundial de Combate a Corrupção e a Legislação Brasileira".
Fale Conosco
22