Evento

Fórum Brasil África abordará energias renováveis e o desenvolvimento africano

O evento acontece de 9 a 11 de maio a Universidade de Fortaleza (Unifor) e no Hotel Gran Marquise, em Fortaleza (CE). O fórum reunirá o setor sustentável e de energias renováveis para discutir a importância e a viabilidade da adoção de parcerias e ações que sejam eficientes para mudar o pan

Redação
30/04/2012 18:29
Visualizações: 147
O Fórum Brasil África, evento que acontece de 9 a 11 de maio a Universidade de Fortaleza (Unifor) e no Hotel Gran Marquise, em Fortaleza (CE), reunirá o setor sustentável e de energias renováveis para discutir a importância e a viabilidade da adoção de parcerias e ações que sejam eficientes para mudar o panorama africano e motivar investimentos que auxiliem a melhor utilização de seu potencial em recursos naturais.

Entre os palestrantes estão Oluyede Clifford AJAYI (Nigéria), diretor do World Agroforestry Centre, Vitor Hugo de Oliveira (Brasil), chefe-geral da Embrapa Agroindústria Tropical, Lúcia Helena Monteiro Souza (Brasil), presidente do Comitê de Financiamento e Garantia às Exportações (MDIC).

Atualmente, a principal fonte de energia africana é a termoelétrica, obtida através da queima de óleo diesel, porém, como essa fonte é cara é finita, limita a alimentação de energia do continente. Alguns países já começaram a introduzir meios sustentáveis de produção, como Quênia e Zimbábue, atuantes em ações renováveis com energia solar e eólica, mas a parcela de energia produzida é muito pequena em relação à consumida.


Expertise brasileira

O Brasil é referencia no que diz respeito ao uso de energias renováveis e biocombustíveis. Segundo dados do Boletim de Economia e Política Internacional do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), 46% da energia consumida no país são geradas por fontes alternativas. Em outros países, esse número chega a apenas 13%.

Os números alcançados refletem a produção energética por hidrelétricas, complementadas pelo uso da cana-de-açúcar para fabricação do etanol, que representa hoje mais de 90% do fornecimento mundial de biocombustíveis líquidos. Com sua expertise de respaldo internacional, os investidores brasileiros buscam incentivar os parceiros africanos ao uso de energias limpas, e mais do que isso, o estímulo foca no desenvolvimento sustentável do continente.

"Esta relação entre Brasil e África merece toda nossa atenção. As perspectivas e debates que o Fórum Brasil África levantará destacarão ganhos para os dois lados e a posição do Brasil neste contexto possibilita tanto para governos, quanto para o setor privado, poder ampliar sua visão para ganhos e expansões expressivas especialmente para a região Nordeste", atenta o coordenador do evento, João Bosco Monte.


Serviço

Fórum Brasil África
Data: dias 9, 10 e 11 de maio
Local: Primeiro dia na Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e os demais no Hotel Gran Marquise, localizado na Avenida Beira-Mar (Fortaleza-CE)
O evento tem promoção da Unifor, Universidade de Fortaleza, e conta com o patrocínio do BNDS, Prefeitura de Fortaleza e do Banco do Nordeste
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19