Eficiência Energética

Foresea desenvolve tecnologias para redução de emissões e aumento de eficiência energética

Inovações serão apresentadas pela primeira vez, no SPE Brazil Sustainability Symposium.

Assessoria Foresea
14/04/2025 12:09
Foresea desenvolve tecnologias para redução de emissões e aumento de eficiência energética Imagem: Divulgação Foresea Visualizações: 318 (0) (0) (0) (0)

A Foresea, empresa referência no setor de perfuração offshore, está desenvolvendo uma série de inovações tecnológicas que conjugam redução de emissões e aumento de eficiência energética em suas operações. Parte desses projetos serão apresentados no SPE Brazil Sustainability Symposium, nos próximos dias 15 e 16 de abril no Rio de Janeiro.

O pacote de inovações da Foresea será apresentado durante a palestra Energy Efficiency, pelo coordenador de Inovação da empresa, Adriano Calixto. Ele revela que algumas das soluções em desenvolvimento — que envolvem otimizações na operação de equipamentos e sistemas como motores a diesel, propulsores e outros consumidores elétricos — já são capazes de gerar resultados significativos, como uma potencial redução no consumo e emissões em aproximadamente 10%. Os resultados de testes pilotos em uma sonda da frota já comprovou economia de mais de 1000m³ de diesel e mais de 3000ton de CO2eq durante o ano de 2024.

Além de inovações que já estão sendo colocadas em prática e têm alcançado resultados positivos, também serão apresentados pela Foresea alguns projetos inovadores, ainda em desenvolvimento pela empresa, com grande potencial para a indústria. Alguns exemplos são a redução de emissões em gases refrigerantes e a gerar planos prescritivos de operação com base em dados futuros.

"Temos uma série de soluções sendo desenvolvidas internamente pelo nosso departamento de inovação, algumas já com resultados surpreendentes e outras com grande potencial de resultados significativos para ampliar a eficiência da indústria e a sustentabilidade do setor. E é isso que apresentaremos ao mercado, no evento", adianta Calixto.

O evento:

O SPE Brazil Sustainability está em sua segunda edição. A primeira foi realizada em outubro de 2023, também no Rio de Janeiro. O evento é promovido pela SPE Brasil, seção da Society of Petroleum Engineers (SPE), associação mundial de profissionais do setor de Exploração & Produção de O&>.

Para a abertura desta edição está programada apresentação do Diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Mauricio Tolmasquim. A programação conta com outros executivos da Petrobras e de empresas como Equinor, Shell, Repsol/Sinopec e instituições como ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), EPE (Empresa de Pesquisas Energéticas), CCS Brasil, entre outras.

SPE Brazil Sustainability Symposium

Local: Hotel Guanabara, Rio de Janeiro

Data: 15 e 16 de abril

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Bunker
Petrobras e Vale celebram parceria para teste com bunker...
25/04/25
Pessoas
Thierry Roland Soret é o novo CEO da Arai Energy
25/04/25
Combustível
ANP concede autorização excepcional para fornecimento de...
25/04/25
Sísmica
ANP aprova aprimoramento de normas sobre dados digitais ...
25/04/25
RenovaBio
Regulação do RenovaBio trava o mercado e ameaça metas de...
25/04/25
Bacia de Santos
Oil States do Brasil fecha novo contrato com a Petrobras...
24/04/25
Oportunidade
Últimos dias para se inscrever no programa de estágio da...
24/04/25
ESG
Necta Gás Natural reforça compromisso com princípios ESG...
24/04/25
Investimentos
Bahia vai receber fábrica de metanol e amônia verdes e o...
24/04/25
Pré-Sal
Parceria entre CNPEM e Petrobras mira uso do Sirius para...
24/04/25
Meio Ambiente
Porto do Açu e Repsol Sinopec Brasil assinam acordo para...
23/04/25
Combustíveis
Gasolina em Alta: Como o Preço do Petróleo e do Dólar In...
23/04/25
Diesel
Após reajuste da Petrobras, preço do diesel volta a cair...
23/04/25
Energia Elétrica
Neoenergia vende 50% de Itabapoana Transmissão
23/04/25
Combustíveis
Abastecimento de combustíveis: ANP debate atuação de órg...
22/04/25
Startups
Concluída a avaliação das startups que se inscreveram na...
22/04/25
Etanol
Hidratado recua após duas semanas em alta; Anidro fecha ...
22/04/25
PPSA
União teve direito a 131 mil barris de petróleo por dia...
18/04/25
PPSA
União teve direito a 131 mil barris de petróleo por dia...
18/04/25
BRANDED CONTENT
O avanço da exploração offshore no Brasil e os bastidore...
17/04/25
Diesel
A partir de amanhã (18/04), Petrobras ajusta preços de d...
17/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22