Programa de Responsabilidade Socioambiental da empresa em Macaé gera impacto estruturante e fortalece o engajamento com os ODS da ONU.
Redação TN Petróleo/Assessoria ForeseaUm ano e meio após lançar seu Programa de Responsabilidade Socioambiental, a Foresea acaba de ser certificada com o Selo Social, reconhecimento concedido a organizações com iniciativas de impacto real, mensurável e alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A certificação, concedida pelo Instituto Selo Social, exige diagnóstico rigoroso, comprovação de resultados e curadoria independente para validar cada iniciativa. A Foresea foi certificada pelos resultados que gerou na área socioambiental e também pelo seu Programa de Diversidade, Inclusão e Equidade (DI&E), reconhecido e premiado pela ONU. A empresa é a primeira do Estado do Rio de Janeiro a conquistar o Selo Social.
A conquista do Selo Social chancela os avanços do Foresea Socioambiental, programa estruturante criado pela companhia em 2024, alinhado à Agenda 2030 da ONU para gerar transformação social nos territórios onde atua. Com foco nos eixos de Educação Integral e Economia Verde, a iniciativa já demonstrou resultados concretos no município de Macaé (RJ).
“Essa certificação chega para celebrar todo o nosso empenho para fazer com que o Programa Foresea Socioambiental gere valor real para as pessoas e comunidades onde atuamos. Nossa estratégia está cada vez mais conectada à um legado de impacto positivo e sustentável”, destaca Marco Aurélio Fonseca, Vice-presidente de Sustentabilidade da Foresea.
Resultados concretos na Educação Integral e Economia Verde:
No eixo da Educação Integral, a Foresea desenvolve — em parceria com a Secretaria de Educação de Macaé — ações que visam formar gestores escolares com visão de liderança e foco em competências de gestão. A iniciativa já alcançou 30 bairros, capacitou 1.907 professores e impactou 13.600 alunos da rede municipal de ensino de forma indireta.
As ações do eixo Economia Verde são focadas nas questões de reciclagem, no apoio à cooperativa MacaEco, com o objetivo de profissionalizar catadores de resíduos e garantir a gestão desses resíduos, promovendo o aumento da coleta e da renda pela venda de recicláveis, e, por fim, a inclusão social. Em pouco mais de um ano de existência, o programa já gerou uma transformação significativa na cadeia de reciclagem local. Apenas entre janeiro e junho de 2025, foram 106 toneladas de resíduos coletados — volume seis vezes superior ao registrado durante todo o ano de 2024.
A atuação da Foresea – que doou materiais, promove capacitações e impulsiona parcerias locais – contribuiu diretamente para o aumento da renda dos cooperados, que passou de cerca de R$ 200/mês para 1 salário mínimo mensal em média.
Sobre o Selo Social:
Criado há mais de uma década, o Instituto Selo Social já reconheceu mais de 20 mil impactos sociais em todo o Brasil. Desde 2023, integra a Comissão Nacional para os ODS (CNODS) do Governo Federal e teve sua metodologia citada como boa prática no Relatório Nacional Voluntário da ONU em 2024. Atualmente, é o maior certificador social do Brasil de iniciativas sociais ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS.
Sobre a Foresea - A Foresea oferece soluções em perfuração offshore e conta com frota própria formada pelas sondas ODN I, ODN II, Norbe VI, Norbe VIII e Norbe IX, todas com contratos ativos. A empresa possui certificação internacional de qualidade e eficiência APIQ2 para toda frota e detém o maior índice de uptime operacional do mercado.
Atua em águas profundas e ultraprofundas para a indústria de Óleo e Gás upstream offshore no Brasil e no exterior. Entre seus principais valores estão a alta performance operacional alcançada com respeito à segurança dos integrantes e meio ambiente, bem como parceria e confiança dos clientes. A companhia respeita os princípios de ESG e segue as mais rigorosas práticas ambientais, sociais e de governança.
Fale Conosco