acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Sustentabilidade

Florianópolis tem o primeiro condomínio com a iniciativa de captação de energia renovável

27/03/2012 | 14h41
O condomínio residencial Neo Next Generation, localizado em Florianópolis, concluiu a instalação de sua primeira turbina de geração eólica. O projeto contempla, no total, duas turbinas eólicas e painéis solares, que ficarão localizadas no topo das torres do prédio, suprindo 100% da energia necessária para aquecer toda a água quente utilizada pelo condomínio, o que representa uma economia anual estimada em R$ 43 mil no consumo potencial de energia elétrica.

Mais que o apelo ecológico-sustentável do uso de energias renováveis, a auto-suficiência na geração de água quente oferecerá um importante atrativo econômico. Se for levado em conta que o aquecimento de água representa cerca de 50% de uma conta de luz residencial, haverá uma redução proporcional no consumo total de energia elétrica de cada apartamento.

O conceito Next Generation surgiu da decisão do arquiteto paulista Jaques Suchodolski de criar edifícios residenciais de reconhecido padrão arquitetônico e que reúnam as melhores tecnologias disponíveis de sustentabilidade e geração de energias limpas na construção civil - um mercado dinâmico que apresenta inovações cada vez mais freqüentes, viáveis e eficientes.

Com uma comprometida equipe multidisciplinar de consultores técnicos, coordenados pela Asas Engenharia e Habitat Ltda, ele realizou pesquisas específicas sobre o padrão dos ventos na região do Campeche, optando pela instalação da turbina 4K da empresa norte-americana Urban Green Energy, com potência nominal de 4.000 W e que apresenta um silencioso sistema de eixo duplo de ação vertical.

"Após um ano de medições no local e o cruzamento de dados relativos às curvas de potência e desempenho dos seis principais fornecedores de pequenas turbinas no mundo, optamos por este modelo que tem a melhor produção de energia a partir dos ventos de moderada intensidade da costa catarinense", explica Jaques.

Alem de funcional e silencioso, o design das turbinas de 6 metros de altura por 3 de largura também chama a atenção pela presença escultural e ausência na necessidade de manutenção. Assim, as hélices de fibra de carbono entram em operação com ventos a partir de 3.5 m/s de velocidade.

As premissas de sustentabilidade do projeto do Neo se estendem também à adoção de um sistema de tratamento de efluentes, a captação e reutilização da água consumida para uso nos jardins e áreas comuns e o uso inteligente dos sanitários - iniciativas que possibilitam a redução de 50% no consumo de água de todo o condomínio.

A boa utilização da ventilação e iluminação naturais e o desempenho térmico dos revestimentos e das esquadrias de PVC tipo Veka de excelente isolamento termo-acústico são algumas das cuidadosas especificações técnicas disponíveis nos edifícios, sem gerar um aumento no valor de venda, comparado ao custo por m² de um imóvel de alto padrão na mesma região.

A eficiência das novas tecnologias de geração de energia em escala doméstica somada a postura da Aneel de promover a integração destes geradores às redes elétricas das cidades - a exemplo do que acontece na Europa -, impulsiona o setor de construção civil a oferecer ainda mais rentabilidade e satisfação àqueles que investem em fontes permanentes de energia.


Fonte: Redação
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar