Robótica

Firjan SESI realiza Torneio de Robótica no Parque Olímpico com inscrições gratuitas abertas ao público

Quarenta e oito equipes de todo o estado participam da competição, cujos vencedores se classificam para a etapa nacional, competindo por uma vaga no mundial em Houston, EUA, em 2025. Multinacional norueguesa de energia Equinor, patrocina o evento pela primeira vez.

Redação TN Petróleo/Assessoria Firjan SESI
28/11/2024 14:10
Firjan SESI realiza Torneio de Robótica no Parque Olímpico com inscrições gratuitas abertas ao público Imagem: Vinicius Magalhaes Visualizações: 1337

Com temas que remetem a soluções inovadoras para os oceanos, a temporada 2024/2025 do "Torneio SESI de Robótica - Regional Rio de Janeiro Powered by Equinor" acontece na semana que vem (dias 4 e 5 de dezembro), das 10h às 18h, na Arena 2 do Parque Olímpico da Barra da Tijuca, e está com inscrições abertas gratuitamente para o público por meio deste link. Participam desta edição 48 equipes, num total de 390 estudantes de 9 a 15 anos de escolas públicas, privadas, ONGs e equipes de garagem (formada por grupo de amigos sem vínculo escolar) de todo o estado do Rio.

Nesta edição, haverá duas competições cujo tema central é a busca por soluções inovadoras para os oceanos: na "FIRST LEGO League Challenge (FLLC)", sob o tema "Submerged", estudantes de 9 a 15 anos são desafiados a projetar e construir robôs de pequeno porte, além de réplicas em miniaturas, feitos com peças de Lego. Já no "FIRST® Tech Challenge (FTC)", com o tema "Into the deep", equipes de até 15 estudantes a partir do 8º ano até o Ensino Médio, são desafiadas a projetar, construir, programar e operar robôs semi-industriais para competir em um desafio em formato de aliança. Os vencedores se classificam para a etapa nacional, onde vão competir por uma vaga no mundial em Houston, EUA, em 2025.

"A robótica educacional estimula o desenvolvimento de habilidades técnicas e socioemocionais, a partir de uma lógica de solução de problemas reais, do entorno social dos estudantes, e sempre associada ao trabalho colaborativo. Este torneio culmina o trabalho desenvolvido pelas equipes nos últimos meses, com os alunos usando os conhecimentos que eles trazem das disciplinas escolares, associados à tecnologia e à robótica, para buscar soluções para um mundo melhor. Isso faz com que percebam a ciência e a tecnologia como reais possibilidades de futuro", ressalta o gerente de Educação Básica da Firjan, Vinicius Mano.

Esta edição também conta, pela primeira vez, com o patrocínio de uma empresa: a Equinor, multinacional de energia norueguesa que atua em 36 países. "Nós costumamos dizer na Equinor que nosso maior recurso natural são as pessoas. A transição energética e o futuro da energia só serão possíveis por meio da inovação. Incentivar esses conceitos com estudantes brasileiros nos enche de orgulho. Dessa forma, podemos compartilhar valor com a sociedade promovendo a disseminação da inovação e estimulando uma orientação inspiradora para as próximas gerações", declara Veronica Coelho, Presidente da Equinor no Brasil.

A FLL envolve quatro avaliações: Core Values, Design do Robô, Desafio Robô (arena) e Projeto de Inovação, que correspondem à qualidade e profundidade das pesquisas científicas, trabalho em equipe, montagem e programação realizadas para desenvolver as missões e o funcionamento em si. Já na FTC são avaliados ainda outros atributos como inovação e a criação de estratégias de gerenciamento dos projetos.

Aluna do segundo ano do Ensino Médio da Escola Firjan SESI Jacarepaguá, Flora Maria Dos Santos Silva é uma das participantes pela equipe Alpha 9218, e se interessou pela robótica devido ao interesse por tecnologia e engenharia. "Mais do que construir robôs, descobri que se trata de inspirar outras pessoas, mostrar que elas também são capazes de alcançar o que quiserem, e deixar um legado que vai além das competições. A robótica não é apenas um hobby ou uma competição para mim; é uma paixão que me desafia a aprender e a melhorar constantemente. Como tenho o objetivo de me tornar física, as competições desempenham um papel importante ao demonstrar como a ciência pode ser aplicada de forma prática para resolver problemas concretos e gerar impacto positivo no mundo", disse Flora.

Sobre o Torneio

Os temas são diferentes a cada temporada, e já envolveram desde propostas para tornar as pessoas mais ativas na região onde vivem até soluções para cidades inteligentes, amenizando impactos ambientais, econômicos ou sociais. Fundada em 1989, a FIRST é uma organização americana que promove competições de robótica para inspirar jovens a se tornarem líderes nas áreas de ciência e tecnologia.

A Firjan SESI organiza e participa das competições com o objetivo de estimular a criatividade e o pensamento científico, desenvolver habilidades de trabalho em equipe e resolução de problemas e despertar o entusiasmo nessas áreas. "O Torneio é um programa internacional de exploração científica, projetado para fazer com que crianças e jovens se entusiasmem pela ciência e tecnologia e adquiram habilidades valiosas de trabalho e de vida", explica Thiago Camara, analista de Educação Básica da Firjan.

Serviço:

Torneio SESI de Robótica - Regional Rio de Janeiro Powered by Equinor

Data: 4 e 5 de dezembro, das 10h às 18h

Local: Parque Olímpico da Barra (Arena 2): Av. Embaixador Abelardo Bueno, 3401 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

Inscrições gratuitas clicando aqui.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
COP30
Soluções baseadas na Natureza: mitigar mudanças climátic...
10/11/25
Combustíveis
Etanol registra alta na primeira semana de novembro, apo...
10/11/25
Brandend Content
Oil States participa da OTC Brasil 2025 e reforça seu co...
07/11/25
Resultado
Lucro líquido da Petrobras chega a US$ 6 bilhões no terc...
07/11/25
ANP
XIII Seminário de Segurança Operacional e Meio Ambiente ...
07/11/25
Indústria Naval
Transpetro lança licitação para contratação de navios de...
07/11/25
COP30
Embrapii participa de atividades sobre inovação na indústria
07/11/25
ANP
Combustível do Futuro: ANP fará consulta e audiência púb...
07/11/25
COP30
IBP defende adoção de critérios globais para uma transiç...
06/11/25
Gás Natural
ANP aprova Plano de Ação referente às tarifas de transpo...
06/11/25
Offshore
Descomissionamento é tema estratégico
06/11/25
Meio Ambiente
Equinor e USP iniciam projeto de pesquisa de captura e a...
06/11/25
Resultado
BRAVA Energia registra recorde de receita líquida com US...
06/11/25
Resultado
Vibra registra forte geração de caixa e margens consiste...
06/11/25
Resultado
ENGIE Brasil Energia registra lucro líquido ajustado de ...
06/11/25
Apoio cultural
Transpetro une preservação cultural e desenvolvimento su...
06/11/25
Internacional
Malásia quer se tornar polo global de captura e armazena...
05/11/25
Meio Ambiente
ANP realiza workshop sobre emissões de metano em conjunt...
05/11/25
Combustíveis
Procon Carioca firma parceria inédita com o Instituto Co...
05/11/25
Energia Elétrica
Thopen adquire operação de geração distribuída de energi...
05/11/25
Resultado
PRIO divulga resultados do 3T25 com avanços em Wahoo, Al...
05/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.