Estudo

Firjan SENAI SESI lança novo estudo de Petroquímica e Fertilizantes com presença de autoridades e empresários

Redação TN Petróleo/Assessoria Firjan
05/12/2024 17:18
Firjan SENAI SESI lança novo estudo de Petroquímica e Fertilizantes com presença de autoridades e empresários Imagem: Vinicius Magalhães/Firjan Visualizações: 1338

No lançamento da publicação Petroquímica e Fertilizantes no Rio de Janeiro 2024, representantes da Federação, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda de Macaé, e do SIQUIRJ debateram o futuro da petroquímica e de fertilizantes no estado, em 05/12. O estudo reforça o compromisso da Firjan SENAI SESI, e de seus parceiros, com o desenvolvimento sustentável destas indústrias fundamentais para a economia fluminense e nacional. 

Para baixar a publicação, clique no link

https://www.firjan.com.br/data/files/F9/B0/A1/05/02493910C9471339D8284EA8/2024_12_Petroquimica_Fertilizantes.pdf

"Destaco o início de operação do Projeto Integrado Rota 3, com capacidade de escoar até 18 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia do pré-sal da Bacia de Santos para Itaboraí, na região metropolitana da capital, abastecendo o recém-inaugurado Complexo de Energias Boaventura, o que também promoverá o aumento da atividade econômica no seu entorno", afirmou Luiz Césio Caetano (foto), presidente da Firjan. 

O dirigente pontuou ainda que "o gás da Bacia de Santos contém expressiva quantidade de matérias-primas petroquímicas, hoje insuficientes no país para operação a plena capacidade instalada das fábricas existentes, que ainda dependem de uma logística complexa e cara no seu processo de importação.  E a indústria de fertilizantes brasileira, deficitária, tem neste cenário a oportunidade de aumentar sua capacidade para suprir o agronegócio".

Para acessar a plataforma Dados Dinâmicos Petroquímica e Fertilizantes, clique em

https://www.firjan.com.br/firjan/empresas/competitividade-empresarial/petroleoegas/dados-petroquimica-e-fertilizantes/

A publicação "Petroquímica e Fertilizantes no Rio de Janeiro em 2024" foi apresentada por Thiago Valejo Rodrigues, gerente de Projetos de Petróleo, Gás, Energias e Naval da federação, ressaltando que a partir deste ano é lançado também um Painel Dinâmico com os dados desses mercados, como balança comercial, arrecadação de impostos e dados de empregos relacionados às atividades desses mercados. "Temos uma oportunidade de agregar valor ao óleo e ao gás natural transformando em produtos petroquímicos e de fertilizantes. A petroquímica no estado precisa estar preparada para o próximo ciclo de alta. E a produção de fertilizantes tem toda lógica acontecer no estado, que pode abastecer tanto o centro de consumo do país quanto pensar em exportação no futuro".

Isaac Plachta, presidente do Sindicato da Indústria de Produtos Químicos para Fins Industriais do Estado do Rio de Janeiro (Siquirj), alerta que serão precisos incentivos fiscais robustos e parcerias estratégicas para mudar essa realidade. "Temos planos bem estruturados, mas é preciso que as coisas realmente aconteçam, saiam do papel. Já fomos o terceiro maior produtor mundial de plásticos. Falta a participação mais forte do estado. O gás natural ainda é muito caro no Brasil. Temos tudo para sermos tão competitivos quanto os chineses, por exemplo".

Pelo lado técnico, o pesquisador Giovanni Bressiani, do Instituto SENAI de Inovação em Química Verde, apontou que atua em nichos transversais, que facilitam parcerias. Sobre o novo centro de pesquisa anunciado pelo superintendente da Secretaria de Estado, Bressiani afirmou que "temos muito interesse em participar e sermos vizinhos de porta", brincou já que será instalado ao lado de um Instituto de Inovação do SENAI no Fundão. "O aumento da produção agrícola está diretamente ligado ao aumento do uso de fertilizantes nas plantações. O Brasil gasta R$ 25 bilhões por ano para importar fertilizantes. Nossos institutos têm um braço para apoiar a indústria 4.0 e grande potencial de inovação", resumiu.

Centro de Excelência em Fertilizantes

Aproveitando o que Macaé considera um bom momento, o secretário Rodrigo Ferreira Vianna, de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do município, descreveu como a cidade está se preparando para a instalação de uma fábrica de fertilizantes, apoiada pelo Plano Nacional de Fertilizantes. "Macaé tem a maior capacidade instalada de gás no país, com a unidade de processamento de gás natural UPG de Cabiúnas. Além de forte geração de energia, com fontes fósseis e renováveis, incluindo a primeira térmica a gás natural do país e projetos de outras 10 usinas. Não podemos desperdiçar o projeto de reindustrialização do estado e contamos com o apoio da Firjan".

Pedro Veillard, superintendente de Novas Economias da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços do RJ, reforçou que a escolha do estado do Rio é relevante devido à grande produção de gás natural e à possibilidade de escoar com facilidade os produtos. "Temos potencial para suprir ao menos 10% do mercado nacional, com duas plantas de fertilizantes já anunciadas e a construção de um centro de pesquisa na área, o Centro de Excelência em Fertilizantes e Nutrição de Plantas, ancorado ao Plano Nacional de Fertilizantes. O Rio de Janeiro é o primeiro estado com uma política de fertilizantes".

Encerrando o evento, Karine Fragoso, gerente geral de Petróleo, Gás, Energias e Naval da Firjan, lembrou que "o marco regulatório que vem guiando a abertura do mercado de gás no Brasil completou três anos recentemente e junto com ele, outras regulações vêm sendo trabalhadas, o que de forma complementar constrói oportunidades para uma petroquímica cada vez mais forte no país. O consumo de petroquímicos ainda é muito baixo para um país do tamanho do nosso. E tem muito espaço para a indústria de fertilizantes, que agora se soma com atração de investimentos para construção de demanda para nosso gás e fornecimento de insumos para o nosso Agro."  

Mais Lidas De Hoje
veja Também
OTC Brasil 2025
SLB Brasil marca presença na OTC 2025 com foco em inovaç...
23/10/25
Recursos Humanos
ANP publica novas informações sobre seu Programa de Form...
23/10/25
Leilão
Petrobras vence leilão e arrenda terminal RDJ07 no Porto...
23/10/25
Oferta Permanente
Equinor arremata dois novos blocos na Bacia de Campos du...
23/10/25
Oferta Permanente
Firjan comemora resultado do Leilão de Partilha da ANP, ...
23/10/25
OTC Brasil 2025
Evento reúne lideranças globais da indústria offshore e ...
22/10/25
Oferta Permanente
3º Ciclo da Oferta Permanente de Partilha da ANP tem cin...
22/10/25
Posicionamento IBP
3º Ciclo da Oferta Permanente de Partilha de Produção
22/10/25
Margem Equatorial
Foresea estende contratos das sondas ODN II e Norbe IX c...
22/10/25
OTC Brasil 2025
Masterclass OTC Brasil 2025: Inovação, Liderança e Tecno...
22/10/25
Etanol
ORPLANA propõe criação de índice de ATR negociado em bol...
22/10/25
OTC Brasil 2025
OTC Brasil 2025 começa em uma semana com programação int...
21/10/25
Combustíveis
Postos Petrobras mantêm liderança em confiança com progr...
21/10/25
Petrobras
Perfuração é liberada na Margem Equatorial
21/10/25
Etanol
Setor naval busca no etanol brasileiro uma alternativa a...
21/10/25
Projeto
Parceria entre Neoenergia e Estaleiro Atlântico Sul most...
21/10/25
OTC Brasil 2025
PPSA realiza evento sobre Leilão de Áreas Não Contratada...
21/10/25
ANP
Transmissão do 3º Ciclo da Oferta Permanente de Partilha...
21/10/25
Combustíveis
Petrobras reduz preços da Gasolina A em 4,9% para distri...
21/10/25
Pré-Sal
União recebe R$ 1,54 bilhão por acordo celebrado entre P...
21/10/25
Margem Equatorial
Concessão de licença para perfuração na Margem Equatoria...
20/10/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23