Royalties

Firjan: mudança na divisão é inconstitucional

Agência Estado
23/09/2011 15:53
Visualizações: 891
A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) defende que qualquer mudança na cobrança dos royalties de petróleo seria "absolutamente inconstitucional". Em entrevista, hoje (23), para tratar do projeto de lei que prevê a divisão dos tributos também entre estados não produtores - vetado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva -, o jurista Célio Borja, consultor da Firjan, disse que "a União não pode alterar aquilo que contratou".

Segundo Borja, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, "não é possível alterar por lei aquilo que a Constituição deu para os estados. Estamos tratando de um pacto federativo com uma série de consequências nocivas para o Rio de Janeiro", afirmou. Ele explica que o artigo 60 parágrafo 4º da Constituição diz que os bens públicos e o direito deles usufruir integram-se no domínio originário de seus titulares e são partilhados pela constituição, não pela União como pessoa jurídica. Essas disposições são inalteráveis, segundo Borja.

Também presente à entrevista, o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, comentou que há injustiça nesta forma de divisão. "É inconcebível o que está acontecendo. Vamos resistir a mais essa espoliação do Rio. Isso será uma desgraça para nossa cidade e para o país. É uma insensatez o que estão tentando fazer", disse.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
GNLink e Bahiagás firmam contrato para levar gás natural...
11/11/25
Pré-Sal
P-79 deixa estaleiro na Coreia do Sul rumo ao campo de B...
11/11/25
Amazonas
Petrobras e Amazônica Energy firmam primeiro contrato pa...
11/11/25
Refino
Complexo de Energias Boaventura terá unidades de refino ...
11/11/25
COP30
Soluções baseadas na Natureza: mitigar mudanças climátic...
10/11/25
Combustíveis
Etanol registra alta na primeira semana de novembro, apo...
10/11/25
Brandend Content
Oil States participa da OTC Brasil 2025 e reforça seu co...
07/11/25
Resultado
Lucro líquido da Petrobras chega a US$ 6 bilhões no terc...
07/11/25
ANP
XIII Seminário de Segurança Operacional e Meio Ambiente ...
07/11/25
Indústria Naval
Transpetro lança licitação para contratação de navios de...
07/11/25
COP30
Embrapii participa de atividades sobre inovação na indústria
07/11/25
ANP
Combustível do Futuro: ANP fará consulta e audiência púb...
07/11/25
COP30
IBP defende adoção de critérios globais para uma transiç...
06/11/25
Gás Natural
ANP aprova Plano de Ação referente às tarifas de transpo...
06/11/25
Offshore
Descomissionamento é tema estratégico
06/11/25
Meio Ambiente
Equinor e USP iniciam projeto de pesquisa de captura e a...
06/11/25
Resultado
BRAVA Energia registra recorde de receita líquida com US...
06/11/25
Resultado
Vibra registra forte geração de caixa e margens consiste...
06/11/25
Resultado
ENGIE Brasil Energia registra lucro líquido ajustado de ...
06/11/25
Apoio cultural
Transpetro une preservação cultural e desenvolvimento su...
06/11/25
Internacional
Malásia quer se tornar polo global de captura e armazena...
05/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.