Economia

Firjan defende fortalecimento da credibilidade fiscal para destravar economia, após desaceleração do PIB em 2025

Mesmo com alta de 2,3% do Produto Interno Bruto brasileiro no ano passado, Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro destaca que o país ficou abaixo da média de crescimento das Economias Emergentes e em Desenvolvimento (+4,4%).

Redação TN Petróleo/Assessoria Firjan
03/03/2026 13:26
Firjan defende fortalecimento da credibilidade fiscal para destravar economia, após desaceleração do PIB em 2025 Imagem: Divulgação Visualizações: 80

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro encerrou 2025 com alta de 2,3%, resultado que confirma o quinto ano consecutivo de expansão, mas revela uma desaceleração frente à média de 3,6% registrada entre 2021 e 2024. Esse desempenho deixou o Brasil abaixo da média de crescimento das Economias Emergentes e em Desenvolvimento em 2025 (+4,4%). O principal fator responsável por essa desaceleração é a elevada taxa de juros, fator determinante tanto para estimular a demanda quanto para ampliar a capacidade produtiva e tecnológica do país. 

"Diante desse quadro de baixo investimento e limitações estruturais, a consolidação de um ciclo de crescimento mais robusto torna-se ainda mais dependente da construção de um ambiente macroeconômico estável. O Brasil precisa reduzir estruturalmente a taxa de juros para voltar a crescer mais", alerta o presidente da Federação da Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Luiz Césio Caetano. 

Segundo ele, isso passa, necessariamente, pelo fortalecimento da credibilidade fiscal. "Sem previsibilidade nas contas públicas, o investimento não reage", complementa.

Desempenho do PIB

Pelo lado da oferta, a safra recorde de grãos impulsionou o setor Agropecuário (+11,7%), compensando o ritmo mais lento da Indústria (+1,4%) e dos Serviços (+1,8%). No setor industrial, o destaque foi a indústria extrativa (+8,6%), que alcançou recordes históricos na produção de petróleo e gás.

Em contrapartida, os segmentos de construção (0,5%) e de transformação (-0,2%) apresentaram desempenho fraco, prejudicados pelas condições adversas do comércio exterior e pela elevada taxa de juros — que encerrou 2025 no maior patamar dos últimos 20 anos.

Depois de alcançar o pico de 21% do PIB em 2013, a taxa de investimento caiu de forma acentuada durante a recessão de 2015–2016, atingindo o menor nível da série. A recuperação observada nos anos seguintes foi parcial e perdeu fôlego no período mais recente, refletindo o ambiente de juros elevados e principalmente as incertezas fiscais. 

"Com a taxa de investimento em 16,8% do PIB em 2025, ligeiramente abaixo do registrado no ano anterior, o indicador segue bem distante da média mundial (25,6%) e das economias emergentes (30,8%). Sem uma taxa de investimento mais robusta, o Brasil limita sua capacidade de absorver novas tecnologias e sustentar ganhos de produtividade e, com a taxa de juros no nível atual, esse processo se torna proibitivo", aponta o economista-chefe da Firjan, Jonathas Goulart.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Economia
Firjan defende fortalecimento da credibilidade fiscal pa...
03/03/26
Parceria
Wiise e Petrobras firmam parceria para aplicar IA na seg...
03/03/26
Parceria
Wiise e Petrobras firmam parceria para aplicar IA na seg...
03/03/26
Posicionamento IBP
Conflito no Oriente Médio
03/03/26
Dia Internacional da Mulher
Cladtek lança programas para ampliar oportunidades para ...
03/03/26
Etanol
Quedas nos preços dos etanóis ficam acima de 3% na semana
03/03/26
Pessoas
José Guilherme Nogueira assume coordenação da Comissão d...
02/03/26
Evento
ABPIP realiza 1º Workshop ABPIP + ANP 2026 sobre especif...
02/03/26
Combustível
Etanol amplia perdas e encerra semana com nova queda nos...
02/03/26
Gasodutos
ANP fará consulta pública sobre valoração da Base Regula...
27/02/26
ANP
Combustível do Futuro: ANP aprova duas resoluções para r...
27/02/26
Evento
ONIP formaliza Comitê de Empresas em evento na Casa Firjan
27/02/26
Pessoas
Abegás elege nova composição do Conselho de Administraçã...
27/02/26
Firjan
Mesmo com tarifaço, petróleo faz corrente de comércio do...
26/02/26
Exportações
Vast bate recorde de embarques de óleo cru para exportaç...
26/02/26
Resultado
ENGIE Brasil Energia cresce 14,6% em receita e investe R...
26/02/26
Royalties
Valores referentes à produção de dezembro para contratos...
25/02/26
Premiação
BRAVA Energia recebe prêmio máximo na OTC Houston pelo p...
25/02/26
Documento
ABPIP apresenta Agenda Estratégica 2026 ao presidente da...
25/02/26
Câmara dos Deputados
Comissão especial debate papel dos biocombustíveis na tr...
25/02/26
FEPE
O desafio de formar e atrair talentos para a indústria d...
24/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.