Investimentos

FIRJAN debate investimento estrangeiro com secretário do Ministério de Economia e Energia da Alemanha

O presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, recebeu o secretário de Estado do Ministério de Economia e Energia, Uwe Beckmeyer

Firjan
14/07/2015 14:53
FIRJAN debate investimento estrangeiro com secretário do Ministério de Economia e Energia da Alemanha Imagem: Antonio Batalha Visualizações: 295

O presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, recebeu o secretário de Estado do Ministério de Economia e Energia, Uwe Beckmeyer, no encontro que discutiu as áreas estratégicas para investimentos estrangeiros no estado do Rio.

 

“Nós estamos enfrentando alguns problemas econômicos, mas é nos momentos de crise que podemos descobrir oportunidades. A Alemanha é um país líder na Europa e um exemplo para o Brasil e o mundo”, afirmou Eduardo Eugenio. O presidente da FIRJAN destacou como a parceria entre os países pode ajudar no desenvolvimento de setores-chave para a economia brasileira. “Vocês têm interesse no setor de óleo e gás e infraestrutura. Esses são segmentos em que nós precisamos de investimentos maciços”, disse.

 

Uwe Beckmeyer, com quem Eduardo Eugenio se reuniu na OTC Houston 2015, reforçou a importância do diálogo entre os países e como essa aproximação pode trazer benefícios para ambas as partes. “A economia do Brasil está pronta para apresentar produtos de alta qualidade para a comunidade internacional. Vocês mencionaram que a indústria de óleo e gás tem bases estáveis para investimentos. Eu acredito que as companhias alemãs têm condições de ajudar e trazer suas experiências para colaborar com esse crescimento”, declarou.

 

Em uma apresentação à delegacão alemã, Bruno Gomes, diretor de Inovação do Sistema FIRJAN, abordou os desafios e oportunidades para investimentos em inovação, destacando os projetos desenvolvidos pela Federação para o fomento de ideias inovadoras nas empresas, como os Centros de Inovação Tecnológica (CTS) e as parcerias com agências de fomento. “Nós buscamos ver além, mas também entendemos que é bom fazer parte do jogo. Por isso estamos sempre desenvolvendo convênios para auxiliar as indústrias do Rio. Queremos aumentar a competitividade industrial e estar em contato com as melhores técnicas desenvolvidas no mundo”, afirmou Gomes, que também defendeu a importância de ampliar esses serviços. “Temos que inovar nas pequenas empresas, pois no Brasil elas são a maioria”.

 

Thiago Valejo Rodrigues, chefe de Divisão de Conteúdo Estratégico, Petróleo, Gás e Naval do Sistema FIRJAN, falou sobre o atual cenário da indústria de petróleo e gás no Brasil e citou o potencial das descobertas do pré-sal. Estima-se que as reservas encontradas sejam equivalentes a 80 bilhões de barris de óleo. Rodrigues ressaltou ainda a proeminência do Rio de Janeiro no setor. O estado possui mais de 60% das reservas naturais de gás e concentra 50% das atividades da construção naval do país.

 

Também foram apresentadas as oportunidades para investimentos no setor de Defesa e Segurança, que será ampliado com projetos a serem contratados pelo Ministério da Defesa, e o como o cenário econômico do Rio de Janeiro, a despeito dos ajustes fiscais, é favorável para a participação estrangeira. Entre os projetos mais importantes, destacam-se o Programa de Investimentos em Logística, as transformações para os Jogos Olímpicos 2016, além do Porto Maravilha e o Porto do Açu. “Temos grandes oportunidades de curto, médio e longo prazos no estado”, garantiu Julia Nicolau, chefe de Divisão da Gerência de Competitividade Industrial e Investimentos do Sistema FIRJAN.

 

Também participaram do encontro Amaury Temporal, diretor do Centro Internacional de Negócios da Federação; Sergio Boanada, vice-presidente do Sindicato da Indústria Eletrônica, Informática, Telecomunicações, Componentes e Similares no Estado do Rio de Janeiro (Sinditec); Joachim Schemel, vice-cônsul geral da Alemanha no Rio de Janeiro; e autoridades da Alemanha. A reunião foi realizada na sede da Federação, no dia 13.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20