Pernambuco

Fernando Bezerra fala sobre projetos estruturadores no Araripe e Vale do São Francisco

<P>O secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra, acompanhado de técnicos da secretaria e suas empresas vinculadas, da Petrobras e da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), percorrerá as cidades de Araripina, Trindade, Ouricuri e Petrolina, nesta quinta-...

Suape
13/03/2007 00:00
Visualizações: 815 (0) (0) (0) (0)

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra, acompanhado de técnicos da secretaria e suas empresas vinculadas, da Petrobras e da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), percorrerá as cidades de Araripina, Trindade, Ouricuri e Petrolina, nesta quinta-feira (15). O objetivo é levar à população das micro-regiões do Araripe e do Vale do São Francisco as informações sobre os projetos estruturadores que estão chegando ao Estado.

A primeira parada da comitiva será em Araripina, para um encontro na AABB. O assunto em pauta será a implantação do Pólo Florestal do Araripe, projeto que está sendo estudado pela Codevasf e que visa o cultivo de eucaliptos em 150 mil hectares de terra daquela micro-região. “Além de resolver um assunto sério, que é a questão da preservação ambiental, o cultivo dos eucaliptos serviria para a queima de madeira do Pólo Gesseiro e, em um segundo momento, para a produção de celulose”, explica Bezerra Coelho.

Em seguida, o grupo segue para Trindade, onde haverá um almoço e uma palestra na Escola Fernando Bezerra. O tema ser discutido é a implantação da ferrovia Transnordestina, que terá um ramal partindo do município, até Salgueiro. “Tudo indica que a construção desse ramal poderá ocorrer ainda neste semestre. Vamos levar as informações à população, ouvir suas reivindicações”, garante o secretário.

Às 14h30, o grupo chega a Ouricuri, onde haverá uma apresentação sobre o Canal Sertão Pernambucano, maior obra de irrigação do sertão brasileiro. O evento contará com a participação de Silas Oliva Filho, gerente de Comércio de Álcool e Oxigenados da Petrobras, empresa que deverá participar da composição do consórcio responsável pela obra, ao lado do governo do estado, do governo federal e do governo do Japão. A idéia é que os cerca de 140 mil hectares irrigados pelas águas do Canal Sertão Pernambucano sejam utilizadas para o cultivo de cana de açúcar, voltada à produção de álcool combustível. O destino final do produto seria o mercado japonês.

À noite, a comitiva participará de um encontro do Senai de Petrolina, a partir das 20h30. Os temas debatidos serão o Canal Sertão Pernambucano e a ferrovia Transnordestina, que contará com o ramal Petrolina-Parnamirim, possibilitando a exportação da produção de fruticultura irrigada através do Complexo Industrial de Suape.

“Queremos informar a população e animar a todos com a chegada dos grandes projetos. É importante que todos saibam que o governador Eduardo Campos nos incumbiu de levar o desenvolvimento econômico a todo o estado e que os investimentos estruturadores não ficarão restritos à Região Metropolitana e à Suape”, comenta Bezerra Coelho. “Já visitamos o Pólo de Confecções do Agreste. Até o final de maio queremos ter percorrido todos os arranjos produtivos locais do Estado”.

Mais visitas – Enquanto o grupo capitaneado pelo secretário Fernando Bezerra Coelho cumprir a agenda no Araripe, técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado participarão de alguns encontros em Petrolina. Às 16h, o secretário-executivo Alberto Galvão e o presidente do Porto do Recife, Alexandre Catão, visitarão as instalações da unidade portuária de Petrolina. A intenção da Secretaria é construir uma plataforma de logística naquele porto, a fim de facilitar o escoamento da produção de fruticultura irrigada.

Às 17h, se juntam a Galvão e Catão os diretores do Complexo de Suape, Sidnei Aires, João Poggi Neto e Ricardo Padilha. Eles falarão aos empresários do setor de fruticultura sobre os investimentos do Estado na área portuária, voltados à exportação.
 
Fonte: Suape

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
ANP divulga dados consolidados em inglês do setor regula...
28/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Valge se prepara para comemorar 30 anos com foco no cres...
28/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Em sua 4ª edição, SOG25 supera expectativas e já tem dat...
28/07/25
Sergipe
Governo de Sergipe e Petrobras fortalecem parcerias e di...
28/07/25
Combustíveis
ANP vai rever atividade de formulação de gasolina e óleo...
28/07/25
GNV
Naturgy anuncia redução de tarifas de gás natural em agosto
28/07/25
Gás Natural
Petrobras atualiza preços do gás natural para distribuidoras
28/07/25
ANP
Inscrições para o Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 202...
28/07/25
Drilling
Foresea se consolida na liderança do setor de perfuração...
28/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergipe Oil & Gas encerra quarta edição com anúncios da ...
28/07/25
Aviação
Firjan projeta volume dos combustíveis sustentáveis de a...
28/07/25
Combustíveis
Etanol registra variação mista entre os dias 21 e 25 de ...
28/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergipe Oil & Gas 2025 destaca competitividade do gás na...
25/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Márcio Félix, presidente da ABPIP, enxerga futuro promis...
25/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergas destaca avanços e interiorização do gás natural d...
25/07/25
Oferta Permanente
ANP aprova estudos do Projeto Calcita e pode dar origem ...
25/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Mercado de gás natural é destaque no segundo dia do Serg...
25/07/25
PPSA
União passa a contar com participação de 1,89% na Jazida...
24/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Inovaren marca presença na SOGE – Sergipe Oil & Gas 2025
24/07/25
Pessoas
Nova interina assumirá em 25/7 Diretoria 4 da ANP
24/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sebrae participa da abertura do Sergipe Oil&Gas 2025
24/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22