Pesquisa

Faperj libera R$ 30 milhões para pesquisa sobre Covid-19

Redação/Assessoria Faperj
27/03/2020 14:27
Faperj libera R$ 30 milhões para pesquisa sobre Covid-19 Imagem: Divulgação Visualizações: 519

A Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj) lançou nessa quinta-feira (26/03) chamada emergencial para a pesquisa de Covid-19. Podem participar instituições de ensino e pesquisa no estado do Rio de Janeiro, startups, micro, pequenas e médias empresas.

A ideia, segundo o presidente da Faperj, Jerson Lima Silva, é dar continuidade aos trabalhos das redes de viroses emergentes e reemergentes e financiar o estudo da Covid-19 e seu agente etiológico, o vírus da SARS-CoV-2 (síndrome respiratória aguda grave 2), abrangendo diversos aspectos: Genômica do vírus, fisiopatologia da doença, aspectos clínicos, diagnóstico da doença, epidemiologia, interação vírus-hospedeiro, desenvolvimento de kits-diagnóstico, controle e enfrentamento da doença, soluções inovadoras para ampliar a obtenção de insumos como máscaras, álcool em gel, respiradores, entre outros.

Os recursos financeiros poderão ser utilizados para o estabelecimento e melhoria de infraestrutura e despesas de custeio previstas em projetos de pesquisa apresentados por pesquisadores com vínculo empregatício ou estatutário em instituições de ensino e pesquisa do Rio de Janeiro e para desenvolvimento de novos equipamentos e insumos por startups, micro, pequenas e médias empresas sediadas no Estado do Rio de Janeiro.

O financiamento será feito através de três ações. A primeira delas dará continuidade do financiamento de redes em viroses emergentes e reemergentes, através de projetos em andamento, científicos ou tecnológicos, projetos de startups, micro, pequena e média empresas. Além disso, a chamada incentivará a formação de até 6 novas redes de pesquisa em SARS-CoV-2/Covid-19, congregando grupos de pesquisa com reconhecida competência para auxiliar na prevenção, diagnóstico e tratamento, e que possibilitem aplicabilidade clínica e a adoção de ações públicas para a melhoria da qualidade de vida da população fluminense.

Publicidade

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20