<P>O Porto de Paranaguá é importante para a economia do Estado pelo volume de cargas que movimenta - só em 2008 foram 33 milhões de toneladas. A maior parte da carga transportada foi de granéis sólidos com 20,403 milhões de toneladas. No entanto, a movimentação de cargas caiu 13,65% em 2008...
Folha de Londrina - PRO Porto de Paranaguá é importante para a economia do Estado pelo volume de cargas que movimenta - só em 2008 foram 33 milhões de toneladas. A maior parte da carga transportada foi de granéis sólidos com 20,403 milhões de toneladas. No entanto, a movimentação de cargas caiu 13,65% em 2008 em relação a 2007, quando a carga total foi de 38,225 milhões.
O assessor técnico da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Nilson Hanke Camargo, disse que muitos operadores mudaram de porto em função da gestão Eduardo Requião (ex-superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina - Appa). Ele lembrou que a fuga de cargas para outros portos começou com a proibição da soja transgênica há cinco anos.
Segundo informações da Appa, o porto encerrou 2008 com um crescimento de 18,91% na receita cambial. Foram US$ 14,02 bilhões de receita gerada com as exportações contra US$ 11,79 bilhões em 2007. Camargo disse que se o dólar tivesse ficado no patamar de R$ 1,70 a R$ 1,75, a receita cambial do porto teria sido menor. ''Houve aumento na receita cambial do porto porque a variação do dólar aumentou'', disse.
O porto justifica que o volume movimentado em 2008 foi 13,6% menor que em 2007 porque houve queda nas exportações de milho. Em 2007, foram exportados 4,7 milhões de toneladas do produto contra 1,8 milhão de toneladas em 2008.
A Appa informou que em 2007, o País registrou grandes volumes de exportação do grão, com 10,9 milhões de toneladas embarcadas, em virtude de uma demanda externa superior a anos anteriores. A expectativa de repetir a mesma performance em 2008 não se concretizou e o Brasil teve uma queda de 42% nos embarques dos portos nacionais. O porto, maior escoador do produto no País, sentiu esses reflexos e registrou baixa de 60% nas exportações do grão.
A economista da Faep, Gilda Bozza, disse que Paranaguá é um dos portos mais importantes do País e atende, principalmente, os mercados do Paraná e da região Centro-Oeste do Brasil. Ela lembrou que o Paraná é o segundo produtor de soja do País (só perde para Mato Grosso), por isso, começou a ser referência no preço do grão. ''O que coloca o porto em evidência é o conjunto de características e serviços que oferece e a representatividade do Paraná no agronegócio brasileiro'', explicou.
''Paranaguá é referência no preço interno da soja'', disse o analista de mercado da empresa de consultoria Safras e Mercado, Flávio Roberto de França Junior. Ele explicou que o preço da soja no mercado internacional é balizado pela Bolsa de Chicago.
Cada porto tem um valor que é adicionado ou subtraído do valor de Chicago para estabelecer o preço de exportação da soja. ''O Porto de Paranaguá ajuda a formar o preço interno da soja'', explica França Junior.
''Paranaguá é referência no Brasil em função do volume que movimenta. No complexo soja (grão, farelo e óleo) é o que mais movimenta'', disse. No entanto, ele destaca que, na soja em grão, Paranaguá perdeu para Santos nos últimos anos desde que houveram mudanças nas políticas de embarque e armazenagem com a restrição aos transgênicos.
França Junior explicou ainda que o porto do Paraná tem bastante liquidez, o que confere transparência na hora de formar o prêmio. De acordo com ele, Paranaguá pesa na formação do prêmio dos outros portos brasileiros e contribui na formação do preço no mercado interno.
''Se o preço em Paranaguá está mais baixo, no mercado interno também vai estar. Ano passado, ocorreram problemas com a dragagem e o carregamento de cargas não foi normal. Com isso, o prêmio de Paranaguá ficou abaixo de outros portos no primeiro semestre de 2008'', destacou. Ele ressaltou que, quando acontecem problemas no porto do Paraná que não tenha nos outros, os produtores do Paraná acabam recebendo menos.
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