Etanol

Faemg adere à campanha #abasteçacometanol

RedaçãoTN Petróleo/Assessoria
03/06/2020 17:26
Faemg adere à campanha #abasteçacometanol Imagem: Divulgação Visualizações: 534

O Sistema FAEMG aderiu à campanha nacional #abasteçacometanol, em parceria com a Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig), incentivando os mineiros a optar pelo etanol ao abastecer o tanque de seus veículos, garantindo empregos e arrecadação no estado. "Ao contrário do petróleo, que pode ter extração suspensa por um período, a cana precisa ser colhida e processada no tempo certo. As usinas brasileiras já estão comercializando abaixo do custo, e toda a cadeia produtiva, a começar pelo agricultor, está em risco", disse a analista de agronegócios do Sistema FAEMG, Ana Carolina Gomes.

Minas Gerais é o terceiro maior produtor nacional de cana, com 68 milhões de toneladas e 820 mil hectares plantados. As 36 usinas de açúcar e álcool produziram 3,6 bilhões de litros do biocombustível, em 2019/2020.

Dessas usinas, dez são destilarias (somente etanol), ou seja, com a diminuição no consumo e produção baixa, menos cana é comprada dos produtores. E como essas destilarias não têm flexibilidade para fazer açúcar, ficam expostas à dupla queda de preço e de consumo.

A cana é um produto altamente perecível. Se o momento do corte passa, perde qualidade (açúcar). De acordo com Ana Carolina Gomes, "é preciso colher, e, infelizmente, os produtores não têm alternativa a não ser vender para a usina".

Institucional

O consumo do etanol chegou a cair 70% em abril. Por causa dos causa dos altos estoques da Petrobras, a gasolina foi encontrada abaixo de R$ 4, no fim de maio, em BH. Mas, mesmo assim, com a safra da cana, que começou em abril, abastecer com álcool foi mais vantajoso, pois o preço do litro custou 65% do valor cobrado pela gasolina.

Empregos gerados pelo setor sucroalcooleiro: somam quase 2 milhões em toda a cadeia produtiva brasileira. Em Minas Gerais, o total de trabalhadores diretos e indiretos é de 160 mil.

Em Minas, há 120 municípios canavieiros.

A maior região produtora de cana é o Triângulo.

O maior município produtor é Uberaba.

Bom para o meio ambiente: o biocombustível reduz a emissão de gases do efeito estufa comparado com a gasolina e, como consequência, propicia uma saúde melhor para todos.

"Estamos passando por um momento difícil e de readaptação. O setor de cana-de-açúcar, assim como outros, passa por dificuldades nos preços e na baixa demanda pelos produtos, principalmente o etanol. Estamos em plena safra e o etanol está muito mais vantajoso para todos. Mas, além desse fator, abastecer com etanol é contribuir para a manutenção de milhares de empregos, no campo e nas cidades, e ainda com o meio ambiente por ser um combustível renovável e limpo. Precisamos, neste momento, de valorizar este combustível, os produtores e o comércio locais, e, ainda, valorizar o agro que é o setor que não parou durante a pandemia. Participe da campanha, dando preferência ao etanol", avalia Roberto Simões, presidente do Sistema FAEMG

"Estamos em plena safra e o etanol é muito mais econômico para todos, mas além desse fator, abastecer com etanol é contribuir para a garantia de milhares de empregos em nível nacional e, principalmente, em Minas Gerais", declara Mário Campos, presidente da Siamig 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.