<P>Com isso, o saldo da balança comercial ficou em US$ 478 milhões. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.<BR><BR>Segundo o secretário da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Jacir Bergmann II,...
Agência Estadual de NotíciasCom isso, o saldo da balança comercial ficou em US$ 478 milhões. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.
Segundo o secretário da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Jacir Bergmann II, o Paraná - mesmo seguindo como um dos maiores exportadores de produtos primários - tem fortalecido suas vendas de produtos com maior valor agregado, a exemplo de automóveis e motores. As exportações da indústria automotiva cresceram mais de 100% de janeiro a julho deste ano, afirma.
Câmbio
Na comparação dos primeiros sete meses de 2006 com o mesmo período de 2005, o Paraná teve uma de 4,17% nas exportações. Este recuo reflete a situação adversa provocada pela política cambial desfavorável, com o dólar em baixa, afirma o secretário Bergmann II. Já as importações no acumulado de janeiro a julho, comparadas com o resultado do ano passado, apresentaram alta de 7,43%.
Entre os principais produtos exportados pelo Paraná, destacam-se grãos de soja, motores, frango congelado, madeira compensada, milho, automóveis e açúcar. Nas importações, o destaques ficaram com produtos como óleo bruto de petróleo, automóveis, acessórios para carros, trigo e óleo diesel. (AEN)
Porto de Paranaguá registra embarque recorde de álcool
O embarque de 42 milhões de litros foi realizado no píer da Cattalini Terminais Marítimos que se tornou o primeiro terminal privado do Brasil a alcançar a performance
O embarque de 42 milhões de litros de álcool etílico anidro no navio 'Team Anemonia' marcou um novo recorde na história do Porto de Paranaguá. Pela primeira vez, o porto realizou o maior carregamento deste tipo de carga num único navio. As operações aconteceram na quarta-feira (9) no píer da Cattalini Terminais Marítimos que, com o embarque, tornou-se o primeiro terminal privado do Brasil a alcançar a performance.
Alcançamos estes volumes graças à agilidade das operações, à profundidade do canal de acesso ao porto, capaz de atender a um navio com esta capacidade, e às instalações oferecidas pelo terminal, disse o diretor-superintendente da Cattalini Terminais Marítimos, Cláudio Daudt.
Segundo a direção do porto, nunca Paranaguá havia alcançado um média de carregamento tão alta, através de um terminal privado. O pico dos embarques chegou a 1.350 m³/hora e a cadência da operação chegou a uma média de 1.000 m³/hora.
Para alcançar estes patamares, a Cattalini combinou uma série de itens técnicos, como o uso pleno das linhas de embarque, as condições operacionais do navio e do terminal.
O 'Team Anemonia' estava escalado para atracar no Porto de Santos (SP) mas, ao chegar ao terminal, deparou-se com uma fila de navios que impedia o carregamento imediato. Além disso, a falta de profundidade não permitia que o navio completasse seus tanques com a carga.
Mostramos que o Porto de Paranaguá tem condições de atrair cargas e clientes em virtude da qualidade de seus serviços e da sua estrutura. Estreitamos cada vez mais esta parceria com a autoridade portuária com o objetivo de continuar oferecendo estes mesmos diferenciais, afirmou Daudt.
Fonte: Agência Estadual de Notícias
Fale Conosco
22