Energia

Evento reúne setor para debater comercialização de energia eólica no mercado livre

Após o sucesso do setor eólico nos leilões de agosto, a energia dos ventos ganha impulso para entrar em novos mercados. Para debater a comercialização de energia eólica no Mercado Livre, a IBC vai promover uma conferência em São Paulo, entre os dias 29 e 30 de novembro. Participam do encontr

Redação
17/11/2011 13:09
Visualizações: 311 (0) (0) (0) (0)
Após o sucesso do setor eólico nos leilões de agosto, a energia dos ventos ganha impulso para entrar em novos mercados. Para debater a comercialização de energia eólica no Mercado Livre, a IBC vai promover uma conferência em São Paulo, entre os dias 29 e 30 de novembro. Participam do encontro representantes da Abeeólica, Aneel, EPE, ONS, Anace, Abiape, Engenho e GE Wind, entre outras.
 

As regiões Nordeste e Sul são os pólos nacionais de geração de energia eólica. Lá estão 98% das usinas em operação e, graças às condições climáticas, as duas regiões devem continuar atraindo os investimentos no setor. Para falar sobre as principais questões regulatórias e analisar a viabilidade e competitividade da energia eólica no Mercado Livre, a IBC convidou o presidente da Abeeólica, Ricardo Simões, e o especialista em regulação da Aneel, Fábio Stacke.
 

A atualização dos participantes quanto às oportunidades, limitações e peculiaridades da comercialização de energia eólica no Mercado Livre ficará a cargo de Leontina Pinto, especialista de diretoria da Engenho. Outra análise importante no encontro será a garantia física do parque eólico nacional, e será conduzida pelo diretor de estudos de energia elétrica da EPE, José Carlos Miranda.
 

Atualmente o país tem 57 parques eólicos que somam 1.123 MW de potência instalada. Outros 30 parques estão em construção e vão gerar até 819,4 MW. No total, o Brasil terá 7.231 MW instalados em usinas eólicas ao final de 2014. Os desafios de conexão dos parques eólicos à rede elétrica serão debatidos pelo diretor geral da ONS, Hermes Chipp.
 

No segundo dia do encontro, a IBC vai reunir o presidente da Abiape, Mario Luiz Menel da Cunha, e o diretor presidente da Anace, Carlos Faria, para mostrar a visão dos grandes consumidores sobre a contratação da energia eólica. Em pauta, as perspectivas de custo de contratação da eólica no curto e médio prazos, a entrega e complementariedade com outras fontes, além dos benefícios de imagem associados ao uso de energia eólica.
 

Encerra o encontro um workshop dedicado à análise da viabilidade financeira da implantação de parques eólicos destinados ao Mercado Livre. A sessão terá a participação da superintendente de subscrição de riscos da seguradora JMalucelli, Tatiana Schmitt Dotaf.
 

A Conferência sobre Comercialização de Energia Eólica no Mercado Livre é uma iniciativa da IBC com o apoio técnico da Abeeólica, além do apoio institucional de várias entidades do setor. As informações estão no site www.informagroup.com.br/eolica e na Central de Atendimento, pelo telefone 11-3017-6808
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biocombustíveis
Brasil: protagonista da transição do transporte internac...
08/07/25
Evento
Nova Era Connections 2025 celebra os 20 anos da Nova Era...
08/07/25
Sustentabilidade
Foresea conquista Selo Social e apresenta resultados exp...
08/07/25
Meio Ambiente
Tecnologia da Unicamp viabiliza produção sustentável de ...
08/07/25
Premiação
Gasmar conquista prêmio nacional com projeto desenvolvid...
08/07/25
Pré-Sal
FPSO Guanabara MV31 lidera produção nacional de petróleo...
08/07/25
Gás Natural
Petrobras vai escoar mais gás do pré-sal para baixar pre...
07/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
07/07/25
Indústria Naval
Estaleiros brasileiros e chineses assinam documento para...
07/07/25
Etanol
Anidro sobe 0,11% e hidratado recua 0,17% na semana
07/07/25
Porto de Santos
Ageo Terminais conclui captação de R$ 154 milhões em deb...
07/07/25
Logística
Durante o Macaé Energy, Líder Aviação destaca experiênci...
07/07/25
Gás Natural
SCGÁS divulga novos projetos aprovados por meio de leis ...
04/07/25
Rio Grande do Sul
Sulgás defende mobilização de deputados gaúchos para ass...
04/07/25
Biodiesel
ANP recebe doação de equipamentos para detectar teor de ...
04/07/25
Meio Ambiente
Biometano emite até 2,5 vezes menos CO₂ do que eletricid...
04/07/25
Fusões e Aquisições
Petróleo lidera fusões e aquisições globais; especialist...
04/07/25
Investimentos
Petrobras irá investir R$ 33 bilhões em projetos de refi...
04/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
04/07/25
Pessoas
Julia Cruz é a nova secretária de Economia Verde, Descar...
03/07/25
Gás Natural
TBG lança produto de curto prazo flexível anual
03/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.